PUBLICIDADE

Atores dão “bye bye, querida” à Globo e vão para o exterior

Artistas trocam a toda-poderosa emissora carioca por trabalhos em outros Países

23 jun 2018 - 15h57
Compartilhar
Exibir comentários

Houve um tempo no qual trabalhar na Globo era o maior sonho de um ator. Hoje, muito artistas pensam além. Não enxergam mais a permanência na emissora carioca como o auge da carreira.

Mesmo após o sucesso dos personagens Zeca de A Força do Querer e Nonato de Onde Nascem os Fortes, Marco Pigossi preferiu não renovar contrato com o canal. Uma atitude surpreendente para quem recebia ótimo salário e tinha status de galã.

Pigossi, Rodrigues e Antony: vida nova no exterior
Pigossi, Rodrigues e Antony: vida nova no exterior
Foto: Maurício Fidalgo, Raquel Cunha e Marília Cabral/TV Globo / Divulgação

Ele preferiu tomar as rédeas da carreira e buscar oportunidades no exterior. Conseguiu um papel na série australiana Tidelands, uma produção sobre crimes e criaturas sobrenaturais da Netflix. Será sua primeira atuação em inglês.

Aqui no Brasil, Pigossi acertou participação em outro projeto da plataforma de streaming americana: Cidades Invisíveis, série policial idealizada e dirigida por Carlos Saldanha, da franquia A Era do Gelo.

O ator paulistano, de 29 anos, segue os passos de outros brasileiros que tiveram coragem de deixar a Globo para alçar voos mais altos. Rodrigo Santoro fez essa escolha há mais de uma década. Atuar em novela no Brasil deixou de ser prioridade.

Atualmente, faz parte do elenco fixo da elogiada série Westworld, da HBO. Já esteve em filmes de diretores estrelados como Zack Snyder (300) e David Mamet (Cinturão Vermelho).

Santoro, 42 anos, só aceita trabalhos de duração curta na TV brasileira. Em 2016, esteve na primeira fase de Velho Chico. Sua última novela inteira na Globo foi Mulheres Apaixonadas, há 15 anos.

Rodrigo Santoro e Sônia Braga: carreira no exterior impossibilita dedicação às novelas brasileiras
Rodrigo Santoro e Sônia Braga: carreira no exterior impossibilita dedicação às novelas brasileiras
Foto: Luiz C. Ribeiro e João Miguel Jr/TV Globo / Divulgação

Na emissora da família Marinho, Thiago Rodrigues interpretou papéis de destaque em várias produções bem-sucedidas, como Páginas da Vida e Sete Vidas. Sempre se mostrou mais do que um galã: teve performances consistentes.

Ele também preferiu olhar mais longe e deixou o ‘mundo encantado’ dos Estúdios Globo, no Rio. Mudou-se para Lisboa. A partir de setembro será visto no horário nobre da emissora TVI (concorrente da SIC, parceira da Globo), na novela Valor da Vida.

O carioca Thiago, 37 anos, será um dos protagonistas, ao lado de estrelas locais como Ana Sofia Martins e Rúben Gomes.

Marcello Antony, no ar na reprise de Belíssima no Vale a Pena Ver de Novo, é outro artista brasileiro contratado para Valor da Vida. O ator ficou sem vínculo de longo prazo com a Globo e aproveitou a boa receptividade da teledramaturgia portuguesa aos brasileiros.

A precursora desse movimento rumo ao exterior foi Sônia Braga. No início da década de 1980, a atriz deixou a Globo para aventurar-se nos Estados Unidos. Deu muito certo. 

Entre longas e séries, esteve em mais de 50 produções americanas. Algumas de sucesso internacional, como Sex And The City, Brothers and Sisters e Luke Cage. No ano passado, fez a mãe de Julia Roberts no filme Extraordinário.

No exterior, esses atores ‘brasucas’ encontram benefícios tentadores: salário em dólar ou euro, moradia em cidades com baixo índice de violência e mais facilidade para realizar o maior sonho da maioria dos atores: o cinema internacional, sejam as produções europeias com fortes ambições artísticas ou os blockbusters hollywoodianos.

O êxito de serviços de streaming como Netflix, Amazon e Hulu, que costumam montar elencos com atores de diferentes nacionalidades, também passou a mostrar aos artistas brasileiros que, depois da Globo, há degraus ainda mais altos a conquistar.

Sala de TV Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade