Após 20 anos, Renato Machado participa pela última vez do Bom Dia Brasil
O final do Bom Dia Brasil desta sexta-feira (11) foi em clima de despedida. Renato Machado, âncora em Londres, participou pela última vez do telejornal.
Depois de quatro anos na capital britânica, ele voltará ao Rio. Será repórter especial do Globo Repórter. Justamente o primeiro programa no qual trabalhou ao ser contratado pela emissora, em 1982.
Machado, 72 anos, estava desde 1996 no Bom Dia Brasil. Além de apresentador, foi também editor-chefe e fez parte do rodízio de âncoras eventuais do Jornal Nacional.
Deixou a bancada do BDB em setembro de 2011 para assumir o posto no exterior.
Ao apresentar sua última coluna no telejornal matutino, ele recebeu elogios dos colegas Ana Paula Araújo, Chico Pinheiro, Giuliana Morrone e Rodrigo Bocardi.
A partir de segunda-feira (14), Cecília Malan assume a função de comentar pelas manhãs as notícias da Europa, diretamente da redação da Globo no bairro de Camden, norte de Londres.
Dândi do telejornalismo
Renato Machado imprimiu um estilo elegante na condução do Bom Dia Brasil. Nunca teve a ânsia de aparecer mais do que a notícia — erro comum entre âncoras com poder.
Antes de se dedicar ao jornalismo, ele foi ator e chegou a ser dirigido por Jô Soares numa montagem teatral de Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
Formado em Direito pela PUC-Rio, conseguiu ser aprovado no Ministério das Relações Exteriores para seguir carreira diplomática. Porém optou pelas redações.
Fora do vídeo, sempre se dedicou à gastronomia e aos vinhos. Chegou a ter um programa sobre os temas no canal GNT.
Com fama de Don Juan, Renato Machado namorou mulheres famosas como a atriz Susana Vieira e a ex-modelo e escritora Danuza Leão. Atualmente está casado com a também jornalista Monica Morel.
Ele é pai da atriz Maria Eduarda Machado, 29 anos, que interpreta a personagem Letícia na novela Cúmplices de um Resgate, no SBT.