1 evento ao vivo
Logo do Blog Sala de TV
Foto: iStock

Blog Sala de TV

1,2 milhão de paulistanos começam o dia ligados na Globo

‘Coletânea Globo Repórter’ e ‘Hora Um’ atraem numeroso público de madrugada

15 nov 2017
16h13
  • separator
  • comentários

Durante décadas, a Globo transmitiu telejornalismo apenas a partir das 7h da manhã. Antes desse horário, exibia programas educativos como o ‘Telecurso’.

Monalisa Perrone, âncora do ‘Hora Um’: audiência positiva enquanto o brasileiro acorda
Monalisa Perrone, âncora do ‘Hora Um’: audiência positiva enquanto o brasileiro acorda
Foto: Reprodução/Facebook @horaumdanoticia

Os tempos são outros. As pessoas estão cada vez mais ávidas por informação. E a emissora percebeu que havia um perfil carente de notícias: os madrugadores.

A estreia do ‘Hora Um’, em 1º de dezembro de 2014, suscitou dúvida a respeito da relevância de um telejornal levado ao ar às 5h da manhã. Teria público relevante?

Pois o resultado no Ibope não demorou a aparecer. Hoje, a atração comandada por Monalisa Perrone atrai em média 1,2 milhão de pessoas somente na Grande São Paulo.

Há de tudo um pouco: insones, gente com o hábito de acordar cedo, estudantes se preparando para a aula, trabalhadores que querem se informar antes de sair para mais uma jornada.

O formato do ‘H1’ é exitoso: notícias da noite anterior, destaques da madrugada e fatos previstos para as próximas horas.

A participação diária de correspondentes internacionais deixa o telespectador atualizado sobre o que acontece nos quatro cantos do planeta.

O primeiro telejornal do dia possui uma valiosa função: impulsionar os programas seguintes. Os noticiários locais pelo Brasil, exibidos às 6h, herdam pontos preciosos de audiência.

Isso ajuda, por exemplo, o ‘Bom Dia São Paulo’ a ter média este ano de 10 pontos (2 milhões de pessoas na região metropolitana da capital paulista), apenas 1 ponto atrás do ‘Bom Dia Brasil’.

Diante do ótimo desempenho do ‘Hora Um’, a Globo decidiu antecipar o início de sua faixa matutina de telejornalismo para fisgar público ainda mais cedo.

Desde o mês passado, exibe a partir das 4h15 o ‘Seleção Globo Repórter’, uma coletânea de reportagens do tradicional programa das noites de sexta-feira.

Essas reprises chegam a registrar 4 pontos no Ibope, algo em torno de 800 mil telespectadores na Grande São Paulo.

A madrugada virou um ótimo negócio para a Globo.

Veja também

Fonte: Especial para Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade