3 eventos ao vivo

Listamos 10 tipos de comentários bem machistas e que passam despercebidos no dia a dia

Só as mulheres sabem o fardo que é ouvir comentários constrangedores e que, muitas vezes, colocam à prova sua capacidade. Seja no trabalho, na sala de aula, na calçada ou nas reuniões de família: as típicas frases machistas sempre aparecem disfarçadas de preocupação ou elogio. Listamos algumas clássicas. Confira!

15 nov 2019
12h22
  • separator
  • 0
  • comentários

Não é normal alguém criticar o fato de uma mulher aos 15, 20 ou 40 anos não ter um namorado. Ou associar o tamanho da roupa aos assédios que recebe na rua. Muito menos dizer que estes assédios são, na verdade, elogios. O problema é que, em pleno século 21, todos estes comentários machistas continuam a perseguir meninas e mulheres por aí e, na maioria das vezes, passam despercebidos como algo mega comum. Só que não, né?! Listamos 10 frases clássicas pra você ficar ligada(o) e ter mais cuidado. Afinal, meninas também podem soltar uns comentários assim, sem perceber...

Veja 10 frases machistas que passam despercebidas no dia-a-dia
Veja 10 frases machistas que passam despercebidas no dia-a-dia
Foto: Reprodução / PureBreak

1. "Que comida boa! Já pode casar"

Se você é mulher e ainda não ouviu isso pelo menos dos parentes pode contar no relógio que a hora vai chegar. A questão é que a galera insiste em associar as qualidades da mulher ao casamento e, sobretudo, à ideia de que o papel da esposa é servir o marido. Que tal substituir o "já pode casar" por "já pode morar sozinha" ou "já pode abrir o próprio restaurante", hein?!

2. "Você vai dar trabalho pro seu pai quando crescer"

Parece uma simples frase, mas não passa de um comentário repressor, mostrando que, desde pequenas, meninas devem ser tolidas, afastadas de sua própria liberdade como se fossem um objeto frágil. Ao invés de reprimir, que tal conversar com elas desde cedo sobre a realidade?!

Empoderem nossas meninas!

3. "Você é muito bonita pra ser inteligente"

O clássico estereótipo machista de que ou você é uma coisa ou outra. Por que não podemos ser tudo? Fala sério, né?!

4. "Ô, lá em casa"

Esse ou qualquer outro tipo de comentário que você escuta na rua, que te constrange, sexualiza ou subestima, não é elogio. É assédio.

5. "Mas a sua roupa estava curta demais"

Não tem essa de justificar as atitudes violentas do sexo oposto com o tamanho, o modelo ou qualquer outra característica da sua roupa. Até porque isso não evita ou muda absolutamente nada.

6. "Na hora de pagar a conta, nenhuma mulher é feminista"

Acredite, isso é nada menos que a galera descontextualizando o movimento feminista com o único intuito de invalidá-lo.

7. "Você que está louca!"

Se em alguma discussão você já ouviu uma frase dessas saiba que não, você não está louca, maluca, doente. É só uma forma dele invalidar os seus argumentos e atitudes. A prática, inclusive, é mais comum do que você imagina e recebe o nome de gashlighting.

8. "Mulher tem que se cuidar"

Pois homem também, viu?! Que história é essa de segmentar cuidados com a saúde, pele, psicológico e tudo mais por gênero?!

9. "Homem não gosta de mulher assim"

E quem disse que mulheres nasceram com a função de agradar o sexo masculino?!

10. "Mulher no volante, perigo constante"

Se mulheres fazem treinos e avaliações iguais aos homens, por que não ouvimos o contrário, hein?! Tá aí o tipo de "brincadeira" machista que já perdeu a graça há um bom tempo...

PureBreak
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade