PUBLICIDADE

Vinícius Dias indica 5 videoaulas desafiadoras; vai encarar?

11 nov 2019 - 11h53
Compartilhar
Exibir comentários

A arte de tocar guitarra é um aprendizado diário! Os estudos exigem concentração, disciplina, esforço e disposição para encarar desafios. Falando em desafios… o texto de hoje é para os guitarristas que topam qualquer parada.

Para comprovar a bravura e a coragem da turma das 6 cordas, convoquei meu amigo Vinícius Dias, o cara do putitrain  Com toda sua sabedoria, ele se prontificou a sugerir cinco videoaulas 100% desafiadoras!

Se ligue nos vídeos a seguir e eleve seus patamares de guitar hero.

1. One - Metallica

Essa música exige bastante agilidade e precisão. A ponte está em aproximadamente 113 BPM e rola uma base com palhetada alternada, onde tocamos em sextinas. São seis notas por tempo! A sequência do solo também é matadora. Além de ter toda essa dificuldade da agilidade com a palhetada alternada, esse hit do Metallica envolve também tapping, bends, ligados e vibratos. O resultado? Uma pegada vigorosa!

2. Rock You Like a Hurricane - Scorpions

Segundo Vinny, "aqui a brincadeira é séria, bem séria, pois se trata de um dos grandes hinos do rock". "Vestir essa camisa pesa", acrescenta. Construída por bases "tranquilas de serem tocadas", mas com solos "difíceis", a música conta com várias guitarras tocando ao mesmo tempo.

Outras características notáveis são os bends, os ligados, as palhetadas alternadas [que exigem precisão cirúrgica] e também os tappings e harmônicos artificiais. A faixa Hurricane é apenas mais uma prova de que a dupla de guitarristas do Scorpions é uma das mais fascinantes do hard rock.

3. Carry On - Angra

Esse som é definido por meio de quatro fundamentos: precisão, sincronismo, agilidade e feeling. Os solos são bem marcantes e precisam de um imenso domínio técnico para executar os bends, os harmônicos artificiais, os ligados e, principalmente, as palhetadas. TODOS os instrumento precisam caminhar juntos. "Uma curiosidade é que eu e Fofão tivemos que estudar bastante essa música juntos pra conseguir chegar nesse resultado aí. Fica nítido o sincronismo que a música exige na videoaula", diz Vinny.

4. Wasted Years - Iron Maiden

É uma música bem cravada no tempo. No solo existem alguns padrões melódicos, com ligados bem fora do padrão e difíceis de serem executados.

Leia também: Especial Iron Maiden: tudo o que você sempre quis saber sobre a banda

"Além do mais, tem a questão do icônico riff principal, que tem que ser bem sincronizado com palhetada alternada", diz. Só pra quem tem nervos de aço!

5. Cryin' - Joe Satriani

"Essa música não se toca com os dedos, mas sim com o coração! A sensibilidade é a dificuldade real dessa música", afirma Vinny.

Além do domínio técnico que as músicas do Joe Satriani exigem para ser tocadas, o músico precisa de um aparato de equipamento bem completo para conseguir um timbre marcante e o sustain necessário. A dificuldade técnica mais visível nessa música se resume nos bends, que devem estar afinadíssimos e precisos.

O desafio foi lançado, amigo leitor! Que tal relatar para nós a sua experiência de aprendizado com as músicas sugeridas pelo Vinny?

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade
Publicidade