Luiz Maranhão canta Saga de Um Violeiro com participação de Zeca Baleiro
Luiz Maranhão é um músico e compositor brasileiro nascido em Teresina (PI) em 1974, que desde cedo demonstrou um profundo envolvimento com a música, influenciado por sua rica herança familiar. Filho do professor e músico José Luiz Carvalho dos Santos e da pedreirense Auzair Leite da Cruz, e neto do maestro Luiz Santos, ele começou a se envolver com a música aos oito anos de idade, crescendo em um ambiente culturalmente vibrante na capital maranhense, São Luís.
Aos 14 anos, Luiz Maranhão iniciou sua carreira profissional acompanhando sua irmã, a cantora Virna Lisi, em shows, e desenvolveu sua habilidade musical participando de rodas de Choro ao lado de seu pai, o saxofonista José Luís, e outros instrumentistas pioneiros do gênero no Maranhão. Na adolescência, aprofundou seus estudos de música ao se matricular na Escola de Música do Maranhão "Lilah Lisboa", onde estudou violão clássico.
Sua busca por aprimoramento o levou a Belo Horizonte, onde estudou harmonia inspirado por grandes nomes da música brasileira como Toninho Horta, Milton Nascimento e Lô Borges. Posteriormente, ele se mudou para São Paulo, onde estudou no Conservatório Souza Lima e fez uma série de shows pela capital paulista, além de passar uma temporada no Rio de Janeiro.
Em 2000, Luiz Maranhão retornou ao Maranhão, onde continua a residir e a se dedicar exclusivamente à música. Sua carreira é marcada por uma combinação de influências regionais e nacionais, e ele é reconhecido por seu talento como instrumentista e compositor, contribuindo de maneira significativa para a cena musical maranhense e brasileira.