PUBLICIDADE

Theatro Municipal de São Paulo revisita 30 anos da Orquestra Experimental em documentário

30 set 2020 - 20h17
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1990, o maestro Jamil Maluf visava criar uma Orquestra não só para formação de novos músicos, mas também que ela repensasse o formato tradicional de apresentação orquestral, dialogando com o cinema, o teatro e a música popular.

A partir deste conceito é que surge a Orquestra Experimental de Repertório (OER), corpo artístico ligado ao Theatro Municipal de São Paulo que em 2020 celebra 30 anos.

Foto: Reprodução | YouTube / The Music Journal

Na trajetória da Orquestra, passaram mais de 600 músicos. Essa experiência serviu de base para que muitos pudessem ingressar nas principais orquestras do país e do exterior, como Europa e Estados Unidos.

Atualmente o grupo é formado por 88 instrumentistas pré-profissionais, mais 17 músicos profissionais que trabalham como orientadores de naipe.

O Experimental incorporado ao nome faz jus à proposta artística da Orquestra que já nasce com o intuito de pôr à prova os seus integrantes a um novo jeito de fazer música, executando diferentes repertórios e estabelecendo pontes com outras manifestações artísticas.

A escolha pelo nome passa por três pilares: primeiro, por ser um estágio da formação, o músico está experimentando com o seu talento; depois, o repertório vai além do clássico europeu e apresenta músicas contemporâneas de diversas nacionalidades e, por último, a orquestra está sempre aberta ao acolhimento e fusão de novas técnicas e tecnologias.

A temporada deste ano da OER foi toda planejada com programas bem diversos e repleta de convidados, para a celebração de seus 30 anos, como Concerto para Piano de George Gershwin e a Sinfonia nº. 9 Do Novo Mundo, do compositor Antonin Dvorak.

Para o maestro Jamil Maluf, o documentário "é o testemunho da vida de uma orquestra. De como esse conjunto musical, que busca a renovação, vive dentro de sua casa, o Municipal", destaca.

Com direção dos cineastas Otavio Juliano e Luciana Ferraz, o documentário também traz depoimentos do pianista e compositor André Mehmari, do guitarrista Andreas Kisser da banda de heavy metal Sepultura que relembra um concerto na Virada Cultural e da soprano Claudia Riccitelli, que guarda com carinho na memória o concerto cênico que encenou com a OER interpretando Shéhérazade, de Ravel.

Assista:

The Music Journal The Music Journal Brazil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade