PUBLICIDADE

Kendrick Lamar é o 1º rapper a vencer Pulitzer de música

16 abr 2018 - 18h18
(atualizado às 19h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O rapper californiano Kendrick Lamar venceu o Prêmio Pulitzer de música nesta segunda-feira (16) por seu álbum "DAMN.", anunciaram organizadores.

Kendrick Lamar durante Brit Awards em Londres
 21/2/2018    REUTERS/Hannah McKay
Kendrick Lamar durante Brit Awards em Londres 21/2/2018 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Lamar, de 30 anos, é o primeiro rapper a vencer o prestigioso prêmio. O Pulitzer ocorre após os cinco prêmios Grammy conquistados por Lamar em janeiro pelo álbum.

Vencedores anteriores do Pulitzer de música incluem os músicos de jazz Wynton Marsalis e Ornette Coleman.

O rap é oficialmente o maior gênero musical nos Estados Unidos, após ter ultrapassado o rock em 2017. A fusão de Lamar de jazz, poesia e blues com temas sociais e canções de amor fez dele um dos rappers mais inovadores de sua geração.

O Pulitzer, o maior prêmio americano de jornalismo e artes, é entregue desde 1917. A vitória de Lamar marca um ponto significativo, já que vencedores anteriores foram escolhidos dos mundos da música clássica e jazz.

O conselho do Pulitzer saudou nesta segunda-feira "DAMN.", que foi lançado em abril de 2017, como "uma virtuosa coleção de canções unidas por autenticidade vernacular e dinamismo rítmico que fornece vinhetas capturando a complexidade da vida moderna afro-americana".

"DAMN.", terceiro álbum de Lamar, liderou a parada de álbuns Billboard 200 por três semanas em seu ano de lançamento. Lamar é da região de Compton, em Los Angeles, lar dos pioneiros do hip-hop N.W.A.

Veja também

Cardi B tira Taylor Swift do primeiro lugar da Billboard:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade