0

Ao lado de homenagens a Whitney, Adele é o grande nome do Grammy

12 fev 2012
23h17
atualizado em 13/2/2012 às 13h23

Homenagens a Whitney Houston - que morreu no último sábado (11) em um quarto de hotel em Beverly Hills - e a volta aos palcos de Adele foram os grandes momentos da 54° edição do Grammy. O maior evento da música norte-americana, que aconteceu no último domingo (12) no Staples Center, em Los Angeles (EUA), correspondeu como muitos esperavam e elegeu a cantora britânica a grande estrela da noite. Ela venceu todas as categorias em que concorreu.

Adele conquistou Melhor Performance Vocal Feminina de Pop, Canção do Ano, Gravação do Ano, Melhor Álbum de Pop com Vocal, Melhor Clipe do Ano e o Álbum do Ano, com 21. Na entregua, a britânica - muito emocionada - agradeceu a mãe e o produtor Rick Rubin. "Mãe, é muito bom o ouro", disse.

Começando às 23h (horário de Brasília) com a apresentação de Bruce Springsteen, o 54° Grammy lembrou logo em seu início da morte de Whitney. Ao subir no palco, o apresentador LL Coll J pediu para todos os convidados orarem pela cantora. Depois de um minuto de silêncio, a premiação mostrou os melhores momentos da cantora em Grammys passados, junto com a música I Will Always Love You. "Como sua música diz, todos nós iremos amar você para sempre, Whitney

", disse o rapper.

Quem também prestou condolências a Whitney (vencedora de 6 Grammys) foi Stevie Wonder. "Aonde você estiver no céu, nós amamos você, Whitney", disse antes de tocar Love Me Do, dos Beatles, na gaita. Mas a grande homenagem ficou para o final, com Jennifer Hudson cantando I Will Always Love You, acompanhada apenas por um piano.

Outro marco da festa foram duas reestreias que aconteceram no palco do Grammy. Celebrando 50 anos de carreira, os Beach Boys - com Brian Wilson e Mike Love junto a Al Jardine, Bruce Johnston e David Marks - quebraram um hiato de 20 anos e tocaram Good Vibrations. Adele, novamente, arrancou aplausos de Paul McCartney, Rihanna, Dave Grohl e todo o Stample Center ao cantar Rolling in the Deep. A cantora não se apresentava desde outubro, quando passou por uma cirurgia nas cordas vocais.

O Foo Fighters também brilhou na premiação do Grammy, ganhando todos os prêmios de rock. Neste ano, o quinteto ganhou Melhor Performance de Rock, Melhor Performance de Hard Rock/Metal, Melhor Música de Rock, Melhor Álbum de Rock e Melhor Vídeo Musical, pelo documentário Back And Forth.

Em seu discurso, Dave Grohl lembrou que o elemento humano é sempre o melhor segredo de um bom disco e que gravar Wasting Lights sem computadores foi uma prova como músicos. "Nada é perfeito e a música só acontece no coração e na mente", disse.

Além de Whitney Houston, a academia do Grammy homenageou com um prêmio honorário pela sua carreira o brasileiro Tom Jobim, o músico e poeta precursor do hip hop Gil Scott-heron e o cantor country Glen Campbell. Steve Jobs, Etta Jamens e o apresentador do programa Soul Train, Don Cornelius, também foram lembrados por sua contribuição à música.

Entre os outros ganhadores da premiação televisionada, Jay-Z e Kenye West levaram o Grammy de Melhor Performance de Rap; Chris Brown o de Melhor Álbum R&B Lady Antebellum o de Melhor Álbum Country; Bon Iver como Artista Revelação; e Paul Epworth como o Produtor do Ano.

Chris Brown; Rihanna ao lado do Coldplay; Bonnie Raitt com Alicia Keys; Kelly Clarkson e Jason Aldean; Marron 5; Foster The People; Taylor Swift, Katy Perry; Tony Bennett ao lado de Carrie Underwood; e Nicki Minaj também se apresentaram no Grammy. Mas a festa só ficou completa com a apresentação de Paul McCartney ao lado de diversos músicos - como Bruce Sprinsteen e Dave Grohl -, fechando duas horas e meia de evento.

Confira a lista de vencedores do Grammy 2012 nas principais categorias:

Gravação do Ano
Rolling In The Deep - Adele

Álbum do Ano
21 - Adele

Canção do Ano
Rolling In The Deep - Adele

Melhor Perfomance Vocal Feminina de Pop
Someone Like You - Adele

Artista Revelação
Bon Iver

Melhor Performance de Rock
Walk - Foo Fighters

Melhor Performance de Rap
Otis - Jay-Z e Kenye West

Melhor Álbum R&B
F.A.M.E. - Chris Brown

Melhor Álbum Country
Own The Night - Lady Antebellum

Produtor do Ano (Não-Clássico)
Paul Epworth

Fonte: Terra
publicidade