PUBLICIDADE

Fresno inicia série de lançamentos que resultará na mixtape "INVentário"

3 set 2021 18h05
ver comentários
Publicidade

A banda Fresno fez a primeira menção do que será a nova mixtape INVentário com a frase nas redes sociais: "Temos umas coisas para mostrar para vocês".

Foto: Camila Cornelsen / The Music Journal

E é nessa nessa mesma pegada enigmática que as faixas chegarão ás plataformas digitais. Só nesta semana, Lucas Silveira (vocal e guitarra), Gustavo Mantovani (guitarra) e Thiago Guerra (bateria) disponibilizaram: INV001: 12 WORDS 30000 STONES, INV002: O SONHO É A SENHA e INV003: SAFC REMIX (feat. TWIN PUMPKIN - INSIDE A FAST CAR).

O movimento é explicado pela banda como "a hora de abrir e vasculhar o nosso INVentário".

A ideia é explorar diferentes sonoridades e formatos, seja numa faixa inédita engavetada, em um remix ou um feat. INV001: 12 WORDS 30000 STONES foi a primeira a chegar ao conhecimento do público, no dia 30 de agosto. Parceria com Arthur Mutanen, vocalista do grupo Bullet Bane, e com os produtores Chediak e Adieu, a música mescla versos em português e inglês e traz um interlúdio eletrônico que transporta a sonoridade para um hyperpop experimental.

A ideia é refletir sobre "a falha que nós temos em transferir o que somos e sentimos para o digital", como explica Lucas Silveira.

Já o segundo single revelado, INV002: O SONHO É A SENHA, lançado no dia 1 de setembro, havia sido apresentado parcialmente. Ele é o terceiro ato de uma canção que foi repartida: "Essa música tinha nascido com 10 minutos. Acabou que apenas a primeira parte dela entrou para o nosso último disco, como o single Natureza Caos".

"O segundo trecho instrumental usamos na abertura da turnê Natureza Caos Live, em 2018, e essa terceira parte ficou no HD. Não poderíamos não lançá-la", conta o vocalista. Para a banda, as participações de Keops e de Raony, do Medulla, e do duo 2Strange "eram bonitas demais para serem privadas". O destino dela? INVentário.

INV003: SAFC REMIX (feat. TWIN PUMPKIN - INSIDE A FAST CAR) encerra a primeira semana de lançamentos da mixtape. Feito por Twin Pumpkin, "Um dos produtores mais avançados e criativos da atualidade e que tem um trabalho solo incrível", segundo Silveira, o single garantiu o seu espaço no projeto pela maneira como a canção se encerra abruptamente, criando uma analogia com a necessidade de interromper a turnê do último disco (por conta da pandemia).

INVentário abre a possibilidade para a Fresno fazer experimentações sonoras, além de revirar processos criativos que a trouxe até aqui - tornando materiais preciosos acessíveis aos fãs.

Confira:

The Music Journal The Music Journal Brazil
Publicidade
Publicidade