"It: Bem-Vindos a Derry": O que acontece com quem olha para as luzes da Coisa?
Esqueça os dentes afiados; a verdadeira arma da Coisa é uma energia cósmica capaz de fragmentar a mente e aprisionar a alma humana numa eternidade de loucura
Se há uma imagem que define o terror em It: A Coisa, é o momento em que Pennywise abre a boca de forma desumana, revelando três luzes laranjas hipnóticas orbitando na escuridão. Mas o que acontece, de fato, com quem olha para elas?
Diferente do que muitos pensam, o palhaço ou a aranha gigante são apenas "fantasias" usadas pela entidade para interagir no nosso mundo. As luzes — conhecidas como Deadlights ou Luzes da Morte — são a sua verdadeira forma. Elas representam a energia pura de uma dimensão externa ao nosso universo, o Macroverso (também chamado de Escuridão de Todash). Como a mente humana não foi feita para compreender essa realidade, o simples contato visual resulta em insanidade permanente ou morte.
O conceito vai além do palhaço. Na mitologia de Stephen King, as Luzes da Morte são uma forma de magia negra manipulada também pelo Rei Rubro, o senhor das trevas da saga A Torre Negra. Em Insônia, o vilão chega a usar essas luzes ao redor de Derry para ascender a outro nível da Torre, provando que a cidade é um nexo de energia maligna muito maior do que se imagina.
Para as vítimas de Pennywise, o efeito é devastador. A Coisa usa essa essência para remover a mente consciente das presas, deixando-as imóveis e "sem vida" antes de devorá-las. Vimos isso com Beverly Marsh no remake de 2017: ao encarar o abismo laranja, ela entrou em coma instantâneo, flutuando num estado de suspensão até ser resgatada por Ben Hanscom.
Mas nem todos têm a mesma sorte. Na história, o bully Henry Bowers sobreviveu a um vislumbre das luzes quando criança, mas o preço foi alto: seus cabelos ficaram brancos instantaneamente e sua sanidade foi destruída para sempre.
Do que se trata IT: Bem-Vindos a Derry?
IT: Bem-Vindos à Derry é desenvolvida por Andy Muschietti, responsável pelos dois filmes, e promete expandir a história já conhecida, voltando à década de 1960 para mostrar a origem do mal que toma a forma do assustador palhaço Pennywise, interpretado por Bill Skarsgård.
Além de Skarsgård, o elenco de IT: Bem-Vindos a Derry ainda conta com Taylour Paige (A Voz Suprema do Blues), Jovan Adepo (Um Limite Entre Nós), Chris Chalk (Olhos Que Condenam) e James Remar (Yellowstone).
Que horas estreia o último episódio de IT: Bem-Vindos a Derry?
A primeira — e, até então, única — temporada de IT: Bem-Vindos a Derry chega ao fim com o lançamento do seu oitavo e último episódio no próximo domingo, dia 14 de dezembro, a partir das 23h (pelo horário de Brasília). Assista ao trailer da novidade a seguir: