O que é: é um ritmo típico do Nordeste, muito tocado nas festas juninas, e pode ser considerado filho do baião. A palavra "forró" era usada para designar o local onde aconteciam os bailes e só mais tarde foi caracterizada como estilo musical. A diferença básica entre o baião e o forró é que a batida do baião é mais "quadrada", ou seja, tem menos balanço do que o forró, que também, pela introdução da guitarra, possibilitou que a música se "mexesse" mais. Como boa parte dos ritmos brasileiros, é uma mistura de ritmos europeus, africanos e indígenas.
Quando e onde surgiu: no século XIX, os bailes populares de Pernambuco já eram conhecidos como "forrobodó". Mas o ritmo só se popularizou mesmo a partir da década de 50 e se espalhou para o resto do Brasil junto com os imigrantes nordestinos, que foram principalmente para cidades como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na década de 90, o forró ganhou novo fôlego com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.
Personagem: Chayene (Cláudia Abreu) surgiu em um grupo de lambada, mas fez sucesso com um repertório que vai do forró ao tecnobrega.