Um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos, Jorge Amado estaria completando 100 anos neste dia 10 de agosto. O autor de livros consagrados como Capitães da Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos e Gabriela, Cravo e Canela morreu em 6 de agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos.
O baiano é um escritor atemporal, lido por pessoas das mais diversas idades e um dos grandes protagonistas da literatura brasileira. Sua obra, recheada de temas como sexualidade, política e luta de classes, foi publicada em mais de 50 países e foi adaptada para o rádio, cinema, televisão e teatro, o que colocou seus personagens no imaginário popular do brasileiro - Gabriela, Tieta, Dona Flor, Tereza Batista... quem nunca ouviu falar delas?
Para comemorar o centenário de Jorge Amado, o Terra preparou este especial, com uma biografia, trechos dos seus livros, as adaptações para a TV e para o cinema e uma entrevista com Myriam Fraga, escritora e diretora da Fundação Casa de Jorge Amado há 26 anos. Descubra por que Jorge Amado é um dos poucos escritores que gozaram de popularidade tanto com a crítica quanto com o público.