Ouça os indicados ao Grammy na Rádio Terra
 
 

Rock sofisticado do Steely Dan recebe Grammy de Álbum do Ano



O álbum do ano: volta mais do que triunfal do Steely Dan

Quinta, 22 de fevereiro de 2001, 01h07

Ricardo Ivanov / Redação Terra

Quem apostou na dupla Donald Fagen e Walter Becker para a categoria Melhor Álbum do Ano, ganhou uma bolada. Pois apesar de ser um prestigiado grupo de rock sofisticado, com toques de jazz, era o azarão da noite devido à concorrência: Beck, com Midnite Vultures, Eminem, com The Marshall Mathers LP, Radiohead, com Kid A e Paul Simon, com You're The One. A premiação mostra uma aparente tendência do Grammy de valorizar os antigos nomes da música mundial (ou norte-americana, dependendo do ponto de vista), como o fez em 2000, entregando nove gramofones para Santana.

O grupo Steely foi formado no começo da década de 70 nos Estados Unidos. Tinha em seu som o estilo dos músicos de estúdio da América, com um virtuosismo contido para se adequar a várias tendências e cantores que os chamavam para gravações. Como grupo, nunca deixaram de lado a chave do sucesso popular: um bom e simples refrão. A única diferença é que adornavam essas melodias com harmonias complexas.

Depois de 1974, a banda quase não se apresentou mais ao vivo (voltaram na década de 80, à pedidos). Os álbuns do Steely Dan, no entanto, continuavam fornecendo referências saudáveis para o mundo pop. Os fãs quase não contavam mais com um novo álbum de estúdio da dupla, o que aconteceu em 2000 com Two Against Nature. Ao contrário de um arremedo do que já foram, o disco ganhou ótimas críticas, saudando a volta do Steely Dan como mais do que bem-vinda. São nove músicas da dupla Donald Fagen e Walter Becker que certamente serão bem apreciadas nesses próximos dias.

 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved