Ouça os indicados ao Grammy na Rádio Terra
 
 

João Gilberto e Ivan Lins são os nomes brasileiros no Grammy



Música de Ivan rendeu indicação para Sting
Foto: Rogério Lorenzoni

Terça, 20 de fevereiro de 2001, 18h01

Ricardo Ivanov / Redação Terra

Nosso fiel escudeiro este ano no Grammy é João Gilberto, que concorre na categoria World Music - um lembrete claro do que se trata a premiação anual do Grammy. Apesar das tentativas de premiar a música mundial com segmentações como a do Grammy Latino, o evento continua sendo um painel da música norte-americana. Concorrem nomes como o do rapper Eminem, cujas polêmicas mal atravessam as fronteiras de seu país, e Madonna, *NSync, Backstreet Boys - ícones do pop atual na América. Até mesmo os irlandeses do U2, que concorrem em três categorias com a música Beautiful Day, parecem tingidos com as cores vermelho, azul e branco da bandeira americana.

Mas o outro lado do evento é a eterna lembrança de que o Brasil faz boa música. Em 1998, Milton Nascimento foi o premiado na categoria World Music. Gilberto Gil ganhou em 1999 e no ano passado o vencedor foi Caetano Veloso. Neste ano, além de João Gilberto, Ivan Lins concorre muito bem por tabela. É o compositor da música que deu uma indicação a Sting de Melhor Vocalista Masculino, por She Walks This Earth (Soberana Rosa), e de Melhor Performance Pop Instrumental para o saxofonista Grover Washington, Jr., por Camaleao. Todas as duas fazem parte de um CD em homenagem ao brasileiro, A Love Affair: The Music of Ivan Lins. O compositor ficou surpreso quando soube da indicação (veja vídeo no Showlivre com os comentários de Ivan Lins sobre o Grammy).

Dentro do repertório americano, disputam os pequenos gramofones dourados os "peixes grandes" da música como Madonna. Para Gravação do Ano, as maiores chances caem sobre o Destiny's Child, com a música Say My Name, bastante elogiada pela crítica. Concorre com um nome forte revelação da soul music, Macy Gray. Veteranos como Paul Simon e Steely Dan voltam ao cenário para disputar a estatueta de Álbum do Ano com potências "in" da música atual como Radiohead e Beck.

Briga teen

Como Novo Artista, uma aposta conservadora seria nos jovens que estiveram fazendo barulho nos palcos do Rock in Rio, o Papa Roach. Uma categoria divertida de se assistir a vencedora é a de Melhor Vocalista Feminina: no páreo, Britney Spears e Christina Aguilera. Se derem para uma, a outra vai ficar louca da vida. Mas a chance é de que nenhuma ganhe, já que Macy Gray está também entre as indicadas - e a guerreira Madonna de plantão para o caso de "sobrar na área". Na versão masculina do prêmio, os veteranos Sting e o velho Eagle Don Henley contra os latinos Ricky Martin e Marc Anthony - no banco, o soul meloso de Brian McKnight.

Outra partida teen estará sendo disputada na categoria Melhor Performance em Duo ou Grupo, em que os arquiinimigos *NSync e Backstreet Boys cortejam o gramofone do Grammy. Os Backstreet, formados pelo mesmo empresário do grupo concorrente e que odeiam o ex-patrão, já disseram que o Grammy é um objeto de desejo muito ardente no atual estágio da carreira deles. Mas talvez as meninas do The Corrs levem o sonho dos garotos.

Mas a grande vencedora do Grammy é sempre uma só: a indústria fonográfica norte-americana, que produz praticamente metade do repertório musical que é ouvido no mundo.

 
Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved