Diversão Globo de Ouro 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Diversão
Exclusivo!
Séries Online
Notícias

Almodóvar diz ficar bobo em Los Angeles e nervoso com Globo de Ouro

Domingo, 19 de janeiro de 2003, 14h33


"Um espanhol em Los Angeles sempre fica um pouco mais bobo", confessou o diretor espanhol Pedro Almodóvar em sua passagem pela cidade, onde participa da cerimônia de entrega do Globo de Ouro, como candidato ao prêmio de melhor filme estrangeiro com Fale com ela.

"Por não viver aqui, eu vou é me divertir", afirma. Hoje à noite, a partir das 17h (23h de Brasília), no hotel Beverly Hilton de Los Angeles, serão entregues os prêmios Globo de Ouro, concedidos pela Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood e considerados a prévia do Oscar.

Assim como Jack Nicholson, que considera esta "a melhor festa de Hollywood", Almodóvar diz que na cerimônia de entrega do Globo de Ouro "você come e bebe, principalmente bebe, o que faz com que seja menos convencional, mas continuam sendo momentos muito tensos", admite.

Almodóvar compete, na categoria de melhor filme estrangeiro, com o brasileiro Cidade de Deus, o mexicano O Crime do Padre Amaro, o chinês Hero, o alemão Nowhere in África e o francês Balzac.

Segundo a crítica, Fale com Ela é o favorito. Almodóvar já havia ganho este prêmio com o filme Tudo Sobre Minha Mãe, que dois meses mais tarde levou o terceiro Oscar para a cinematografia espanhola.

"É a mesma seqüência de há três anos, com Tudo Sobre Minha Mãe, mas você a vive de um modo distinto, a emoção é maior, da mesma forma que o suspense, porque estas coisas nunca se repetem", comenta.

Esta semana, em Nova York, Almodóvar também recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro da Junta Nacional de Críticos e o de melhor diretor do ano da associação de críticos de Los Angeles, à frente de Steven Spielberg e Martin Scorsese.

"Foi algo insólito, algo histórico, porque não é comum dar este prêmio a um estrangeiro", lembra. Ele também recorda as felicitações que recebeu de Jack Nicholson, Julianne Moore e Arthur Penn, "gente que não necessita fazer estas demonstrações de carinho".

Independentemente do resultado do Globo de Ouro, a crítica americana continua indicando o filme de Almodóvar como possível candidato ao Oscar.

Não na categoria de melhor filme estrangeiro, já que a Academia espanhola de Artes e Ciências Cinematográficas preferiu o filme Los Lunes al Sol, de Fernando León de Aranoa.

"Eles decidiram assim e é cedo para avaliar se se equivocaram ou não. Para ser justo é preciso esperar até 11 de fevereiro e mais ainda, até 23 de março", comenta, procurando pôr fim à polêmica e citando as datas nas quais será anunciada a lista de candidatos ao Oscar e a entrega final das estatuetas, respectivamente.

No dia 11 de fevereiro se saberá também os prêmios e as críticas recebidas serviram para incluí-lo entre os cinco melhores diretores do ano ou, inclusive, na categoria de melhor filme, como se comentou.

"Eu sou um intruso nestes prêmios", diz com humildade, sabendo que, embora este ano de cinema em Hollywood "não seja dos seus melhores", há pelo menos cinco ou dez filmes que "com todo direito" poderiam ocupar esses postos.

"Embora gostem de reconhecer a um companheiro de fora, não será mal se não for candidato", conclui, disposto a passar bons momentos com seu Smoking "Gucci" na cerimônia de entrega do Globo de Ouro. Na volta à Espanha, ele começará a rodar seu novo filme Mala Educación.

EFE

 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade