Diversão Globo de Ouro 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Diversão
Exclusivo!
Séries Online
Notícias

Chicago e The Hours são os favoritos no Globo de Ouro

Sábado, 18 de janeiro de 2003, 15h47


A batalha pelos Globos de Ouro do cinema, na qual o brasileiro Cidade de Deus concorre na categoria de melhor filme estrangeiro, está a prester a acabar, já que neste domingo a Associação da Imprensa Estrangeira anunciará suas preferências, que, no momento, estão divididas entre os filmes Chicago e The Hours.

Com um total de oito indicações, Chicago é o favorito no gênero comédia e musical. Além de concorrer a melhor filme, o longa ainda concorre nas categorias de melhor ator, com Richard Gere, e atriz, com Renee Zellweger e Catherine Zeta-Jones.

Baseado no musical da Broadway de mesmo nome, o filme também disputa o prêmio de melhor diretor (Rob Marshall), melhor roteiro (Bill Condon) e melhor ator e atriz coadjuvantes (John C. Reilly e Queen Latifah, respectivamente).

A vitória de Chicago parece certa, mas a vantagem do Globo de Ouro é que há prêmios para todos, devido à distinção feita entre as categorias comédia e musical e drama.

É neste último gênero que concorre The Hours, um drama baseado no romance que o prêmio Pulitzer Michael Cunningham escreveu tomando como ponto de partida a obra Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf.

Com sete indicações, o filme sonha com a própria vitória e com a de alguma de suas atrizes (Nicole Kidman e Meryl Streep) ou de seu diretor, Stephen Daldry.

Além disso, o longa concorre aos prêmios de melhor ator coadjuvante, com Ed Harris; melhor roteiro, de David Hare; e melhor trilha sonora, de Philip Glass.

Embora estes serão os filmes que chegarão no próximo domingo ao tapete vermelho do Beverly Hilton de Los Angeles como favoritos, muitos outros poderão sair premiados da cerimônia do Globo de Ouro, que começará às 17h horas locais (23h de Brasília).

É possível que haja grandes surpresas entre os restantes dos indicados, que, na categoria de melhor drama, ainda incluem About Schmidt|, Gangs of New York, Lord of the Rings: The Two Towers e The Pianist.

Na categoria melhor comédia e musical, Chicago concorre com About a Boy, Adaptation, My Big Fat Greek Wedding e Nicholas Nickleby.

Uma das poucas vitórias que é apontada como quase certa, a julgar pela recepção do filme em Hollywood, é a do espanhol Pedro Almodóvar com o seu Fale com ela.

Apesar das previsões, Almodóvar enfrentará uma dura disputa com o o brasileiro Cidade de Deus; o mexicano O Crime do Padre Amaro; o francês Balzac and the Little Chinese Seamstress; o chinês Hero e o alemão Nowhere in Africa.

Apenas Gene Hackman tem um prêmio assegurado na cerimônia que acontecerá depois de um almoço que será servido com muito champanhe para acalmar os nervos do restante dos candidatos.

Este lendário ator foi escolhido para receber nesta 60a. edição do Globo de Ouro o prêmio Cecil B. DeMille, dedicado à toda sua carreira.

"Continuo desfrutando do cinema em diferentes níveis, embora alguns filmes sejam difíceis", declarou a estrela à imprensa.

Ao contrário do Oscar, o Globo de Ouro também reconhece o trabalho artístico do mundo da televisão, concedendo 11 de 24 prêmios que entrega a esta área, onde as grandes favoritas são as produções do canal por assinatura HBO.

No total, a rede conseguiu 26 indicações por séries como A Sete Palmos, Família Soprano e Sex and the City.

Esta última pode levar pela quarta vez consecutiva o prêmio de melhor série de comédia ou musical, enquanto na categoria drama a disputa se dá entre 24 horas e The Shield.

Mas nem tudo é competição nesta entrega de prêmios considera por Jack Nicholson "a melhor festa de Hollywood". O champanhe será a bebida da noite, da recepção ao jantar, passando pela cerimônia, e, em seguida, nas festas organizadas pelos diferentes estúdios para brindar os seus indicados, ganhem ou percam.

EFE

 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade