Diversão Globo de Ouro 2003 Notícias
Sites relacionados
Cinema
Diversão
Exclusivo!
Séries Online
Notícias

Fernando Meirelles não acredita na vitória de Cidade de Deus

Domingo, 12 de janeiro de 2003, 19h54


Fernando Meirelles prefere manter serenidade - e até mesmo pessimismo - diante da euforia em torno da indicação de Cidade de Deus ao Globo de Ouro e da possibilidade do filme entrar na briga pelo Oscar. O diretor paulista não acredita que seu longa, considerado um fenômeno do cinema nacional, consiga ganhar um Globo de Ouro e muito menos uma vaga para disputar o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Meirelles aposta na vitória de Fale com Ela, do diretor espanhol Pedro Almodovar. "Sem dúvidas, é Fale com Ela que vai ganhar o Globo. O fato de a Espanha não ter indicado o filme ao Oscar gerou uma revolta na Academia. Acredito que eles irão premiá-lo para dar o troco", diz Meirelles, em entrevista por telefone ao Portal Terra.

Entre os outros concorrentes de Cidade de Deus para o Globo de Melhor Filme Estrangeiro, Meirelles destaca o chinês Hero e o francês Balzac. "Hero é o preferido da Academia. Já Balzac é o filme mais bonito que assisti nos últimos anos. Fiquei com esta impressão quando vi Fale com Ela, mas depois de Balzac, mudei de idéia".

Apesar disso, o diretor garante que já está bastante contente com a indicação. "Só o fato de sermos concorrentes e de participarmos da festa já me deixa muito feliz". Os Globos de Ouro vão ser entregues em 19 de janeiro em uma cerimônia em Beverly Hills, na Califórnia. Esta é a 60ª edição do prêmio.

Em relação ao Oscar, Meirelles é mais pessimista ainda. "Não seremos nem nomeados para a categoria", acredita. "O pessoal que escolhe os filmes é muito velho, na faixa dos 70 e 80 anos, e acredito que o choque que Cidade de Deus causa não agrada muito". A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciará os concorrentes no dia 11 de fevereiro.

Novos projetos - Meirelles garante que não se sente pressionado a fazer mais um "fenômeno" por causa do sucesso de Cidade de Deus. "Tem gente querendo me pressionar sim, mas estou na minha", conta. O próximo projeto do diretor é um filme sobre a globalização, que começará a ser produzido em 2004.

O diretor diz que já recebeu diversos convites para trabalhar com grandes estúdios internacionais, como Fox, Dreamworks e Universal. "Chegaram vários roteiros para mim, mas preferi não aceitar. Quero continuar fazendo meu trabalho aqui", garante, com toda a humildade que se é possível manter depois de levar mais de 3 milhões de pessoas aos cinemas.

Andréia Fernandes / Redação Terra

 
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade