Diversão Globo de Ouro 2002 Notícias
Capa
Notícias
TV
Cinema
TV
Cinema
Fotos
Globo de Ouro 2001
Sites relacionados
Diversão
Gente com Denny
Gente Show
IstoÉ Gente
Mulher
Notícias

Abril Despedaçado revela Velho Oeste nordestino

Sexta, 18 de janeiro de 2002, 17h47

 

Seu irmão morreu baleado enquanto ele estava sentado em seus ombros. Essa é uma das experiências que o garoto se esforça para esquecer em Abril Despedaçado, de Walter Salles, indicado ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.

Desta vez, o diretor de Central do Brasil mostra uma vendetta entre duas famílias na virada do século, num Nordeste que mais lembra o Velho Oeste americano.

Walter Salles trata da antiga rivalidade entre duas famílias de latifundiários decadentes. Como Central do Brasil, Abril Despedaçado é uma narrativa emocionalmente forte, contada desde o ponto de vista de um garoto.

Também como no filme indicado ao Oscar, o novo trabalho de Salles exala uma simplicidade humana que o torna facilmente compreensível pelo grande público, incluindo a platéia internacional.

"É surpreendente como um filme de uma latitude tão diferente pode mexer com pessoas vindas de contextos culturais tão divergentes", disse Salles à Reuters, falando das reações que seu filme vem suscitando no exterior.

Situado no início do século 20, Abril Despedaçado é a história de uma disputa secular entre duas famílias vizinhas, envolvendo posse da terra. Em consequência dessa briga, sucessivas gerações de jovens são obrigadas a assassinar umas às outras em nome da vingança, da honra e do respeito pela tradição.

A POLÍTICA DA INOCÊNCIA
Assim como em Central do Brasil, em Abril Despedaçado o espectador vê o mundo através dos olhos de uma criança, e ambos os filmes destacam a fragilidade das condições em que vivem os brasileiros fora dos grandes centros.

"Um elemento importante para mim é que a história tenha um narrador cuja perspectiva se caracterize pela inocência", disse Salles.

O diretor espera que o enorme alcance conquistado por Central do Brasil tenha contribuído para a conscientização social.

"Acho que, sob muitos aspectos, ainda vivemos numa fase colonial, com o poder concentrado nas mãos de poucos", afirmou Salles. "Podemos ter conquistado a democracia política, mas precisamos ampliá-la em muito para chegar à democracia econômica."

UMA VISITA FATÍDICA
O protagonista da história, a quem sua família chama simplesmente de "menino", passa os dias ajudando seus pais no corte e beneficiamento da cana-de-açúcar, sob sol escaldante. "Somos como os bois", ele pensa. "Ficamos dando voltas e mais voltas, sem nunca chegar em lugar nenhum."

Um dia, dois estranhos passam por sua casa pedindo orientação. O homem mais velho acha graça quando descobre que a família do menino não se deu ao trabalho de lhe dar um nome. A moça bonita que o acompanha dá ao menino um presente, um livro sobre sereias.

As ilustrações do livro despertam sua imaginação. Nelas, ele encontra uma escapatória da dura lida da fazenda e da repressão de seu pai. O menino teme pela vida de seu irmão mais velho, porque as regras tácitas da disputa entre as famílias exigem que Tonho vingue a morte do terceiro irmão, que morre no começo do filme.

Os viajantes simpáticos estão a caminho da cidade mais próxima, onde vão montar acampamento por alguns dias e divertir as crianças locais com apresentações de seu circo.

O encontro deles com o menino, a quem o homem dá o nome de Pacu, vai modificar para sempre o precário equilíbrio do ódio mútuo entre as duas famílias inimigas.

DEUSES DO CINEMA EXISTEM, SIM
Quando a equipe de filmagem chegou à praia onde seria rodada a cena final, o céu estava limpo, não havia vento algum e o mar estava um espelho.

"Que pena", pensou Salles. "Eu realmente queria ondas grandes. Queria que o personagem principal se misturasse com aquela qualidade etérea, branca, translúcida de um dia de tempo fechado", contou o diretor.

"De repente, começou a soprar um vento frio. Em 20 minutos o céu estava coberto de nuvens, as ondas tinham triplicado de tamanho e todo o ambiente da cena mudou. Foi então que dissemos: os deus do cinema existem, sim!"

Reuters

Mais notícias
Compras
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade