Diversão Globo de Ouro 2002 Notícias
Capa
Notícias
TV
Cinema
TV
Cinema
Fotos
Globo de Ouro 2001
Sites relacionados
Diversão
Gente com Denny
Gente Show
IstoÉ Gente
Mulher
Notícias

Abril Despedaçado concorre às maiores premiações de Hollywood

Sexta, 18 de janeiro de 2002, 17h44

O ator Rodrigo Santoro é o personagem principal do drama de Salles
 

Abril Despedaçado, de Walter Salles, é baseado no romance albanês de Ismail Kadaré. O filme transfere para o Brasil as sangrentas brigas entre duas famílias rivais que só se alimentam de ódio e vingança. É uma história na qual Salles, de 45 anos, encontrou uma semente internacional, factível na Albânia, no Brasil ou em qualquer outra parte do mundo. "O próprio Kadaré me falou para ler as obras gregas de Ésquilo", reconhece este diretor com relação a uma leitura que lhe deu novas armas na hora de fazer uma história que supere fronteiras.

Salles já transformou este desejo em realidade anteriormente, o que foi demonstrado com o sucesso de seu longa-metragem Central do Brasil, um filme que esteve presente em 70 festivais, ganhando 50 prêmios internacionais e o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, além de ser indicado ao Oscar nesta mesma categoria.

Abril Despedaçado é uma nova tentativa da mesma direção de concorrer ao Oscar, a julgar por sua pré-estréia nas últimas semanas de dezembro com a intenção de poder participar desta 74ª edição do Oscar já que a estréia oficial ocorrerá no ano que vem.

Como garante seu produtor, Arthur Cohn, é uma história pela qual vale a pena lutar. Ganhador de quatro prêmios Oscar como produtor de documentários, Cohn conhece várias histórias e no caso de Salles, seu trabalho lhe lembra a obra de Vittorio de Sica, mestre do cinema italiano.

Em Abril Despedaçado, o realismo é mais mágico do que real, criando imagens que refletem temas universais como a vingança, a honra e a fuga como nunca antes se viu.
"É um desenvolvimento radical do sombrio neo-realismo de seu admirado Central do Brasil", reconhece a crítica da revista "Variety" antes de acrescentar que inclusive aqueles que a criticarem "se verão forçados" a reconhecer os maravilhosos dotes deste diretor "que brilhará intensamente nos principais mercados do mundo".

Sem descartar o interesse pelo prêmio ou o reconhecimento por seu trabalho, para Walter Salles Abril Despedaçado é o fruto de uma obsessão, criada por esse livro desde sua leitura, e o interesse por uma história mais atual agora que nunca.

"Vivendo no mundo em que vivemos, é muito interessante falar de alguém que decide romper o ciclo de violência no qual nos encontramos", afirma seu público. Esse filme transportará os componentes do público para lugares que eles nunca conheceram antes.

"Eu gosto de ir a lugares onde a câmera nunca foi antes porque sinto que a geografia de um lugar tem um impacto na geografia humana. Por isso eu gosto de ir aos confins da Terra", declarou à imprensa.

Os confins do mundo para esta co-produção brasileira, suíça e francesa são representados pelos povos de Bom Sossego, Caetité e Rio de Conta, no interior da Bahia. O filme foi rodado em áreas a 200 quilômetros da civilização e com temperaturas de 40 graus centígrados.

"Dá no mesmo se a história te interessa ou não porque a sensualidade de suas imagens valerão várias vezes o preço da entrada", resume o crítico Bob Strauss.

Efe

Mais notícias
Compras
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade