PUBLICIDADE

Tony Hendra (1941 - 2021)

6 mar 2021 - 13h58
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Goldcrest Films / Pipoca Moderna

Tony Hendra, o comediante britânico que interpretou o empresário da banda Spinal Tap no filme "Isto É Spinal Tap", morreu na quinta-feira (4/3) em Yonkers, Nova York, aos 79 anos.

A esposa de Hendra, Carla, confirmou sua morte ao The New York Times, citando a causa como esclerose lateral amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig. O ator foi diagnosticado em 2019.

Embora tenha nascido na Inglaterra, Hendra trabalhou principalmente nos Estados Unidos. Ele começou a escrever e se apresentar enquanto era estudante na Universidade de Cambridge, em 1962 ao lado de John Cleese e Graham Chapman, futuros fundados do Monty Python. Ele se mudou para os Estados Unidos em 1964 com o parceiro de comédia Nick Ullett. Os dois abriram shows de stand-up de Lenny Bruce em Nova York e apareceram no programa "The Ed Sullivan Show", o mais popular da época - que naquele mesmo ano lançou os Beatles nos EUA.

Em 1970, Hendra começou a escrever para a revista de humor National Lampoon e um ano depois tornou-se o primeiro editor contratado pelos fundadores da publicação. Em 1972, ele co-criou o primeiro disco da National Lampoon, "Radio Dinner", no qual executou uma paródia de John Lennon intitulada "Magical Misery Tour". No ano seguinte, produziu, dirigiu e co-escreveu com Sean Kelly a comédia televisiva "National Lampoon Television Show: Lemmings Dead in Concert", uma produção do Lampoon sobre um festival de rock de mentirinha que reuniu os comediantes John Belushi, Chevy Chase, Rhonda Coullet, Christopher Guest e Alice Playten.

Hendra permaneceu como editor do Lampoon até 1978.

Em 1984, ele ajudou a lançar, como roteirista e co-produtor, os primeiros programas da série satírica de televisão britânica "Spitting Image", além de ter atuado no clássico mockumentary "Isto É Spinal Tap", de Rob Reiner, como o desajeitado e mal-humorado Ian Faith, empresário da banda de hard rock mais azarada do mundo.

Como roteirista, Hendra também escreveu "Mama Drácula" (1980), "O Trambique do Século" (1996), estrelado por Samuel L. Jackson, Jeff Goldblum e Damon Wayans, e as animações adultas "Le big-Bang" (1987) e "Branca de Neve Depois do Casamento" (2007).

Como ator, ainda apareceu nas comédias "Salve-me Quem Puder" (1986) com Whoopi Goldberg, "Um Talento Muito Especial" (1993), com Michael J. Fox, e "Uma Loira de Verdade" (1997), com Matthew Modine, além das séries "Miami Vice", "Law & Order: Criminal Intent" e "Your Pretty Face Is Going to Hell".

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade