PUBLICIDADE

Storyboard da versão nunca filmada de "Duna" nos anos 1970 é vendido por R$ 16 milhões

22 nov 2021 18h59
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação/Sony Pictures Classics / Pipoca Moderna

O lendário storyboard da versão nunca filmada de "Duna" nos anos 1970 foi arrematado nesta segunda-feira (22/11) num leilão em Paris por 2,66 milhões de euros (cerca de R$ 16,72 milhões)

Trata-se de um roteiro detalhado com imagens do que deveria ter sido o filme, juntando os argumentos do diretor chileno Alejandro Jodorowsky, mestre do surrealismo, com desenhos do gênio dos quadrinhos franceses Moebius e do artista plástico suíço H.R. Giger.

O filme, que deveria ser estrelado por David Carradine (na época, astro da série "Kung Fu"), o cantor Mick Jagger, o cineasta Orson Welles, e o artista plástico Salvador Dali, nunca saiu do papel, mas sua produção se tornou lendária e rendeu até um documentário premiado em 2013.

O material desenvolvido para o storyboard foi o ponto de partida para Giger ser convidado, logo em seguida, para criar o visual de "Alien", dirigido em 1979 por Ridley Scott.

Já a parceria entre Jodorowsky e Moebius continuou nos quadrinhos, com a criação da saga sci-fi do "Incal" em 1980, que agora também vai virar filme com direção de Taika Waititi ("Thor: Ragnarok").

"Duna", por sua vez, acabou chegando aos cinemas em 1984, com direção de David Lynch, voltando novamente em 2021, na primeira parte de um franquia desenvolvida por Denis Villeneuve.

Veja abaixo o trailer do documentário "Duna de Jodorowsky", com imagens do caríssimo storyboard.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Publicidade
Publicidade