6 eventos ao vivo

Visagismo: o corte de cabelo ideal para seu formato de rosto

Veja a melhor forma de cortar as madeixas para renovar os fios na nova estação

7 abr 2018
06h56
atualizado às 14h06
  • separator
  • comentários

Com a mudança de estação e as inspirações para mudar o visual, bateu a vontade de reparar o cabelo dos estragos do pós-verão e adotar um novo corte ou um novo tom nos fios mas sem danificá-los? Que tal começar com um corte baseado no formato do seu rosto antes de se arriscar nas tinturas? Chamada visagismo, essa técnica também é usada na micropigmentação de sobrancelhas e tem como objetivo deixar o seu visual mais harmônico com as características físicas. Para te ajudar nessa decisão, o Purepeople conversou com os cabeleireiros Ale Crema, do salão Lima Lash, em São Paulo, Tiago Parente, do Tp Beauty Lounge, e Wellington Freitas, do Walter's Coiffeur, ambos no Rio. Confira!

Rosto oval fica bem com qualquer tipo de corte

O rosto oval tem como a principal característica o formato alongado e sem nenhum ângulo em destaque. Famosas como Beyoncé , Carolina Dieckmann e Nathalia Dill têm esse formato facial. Para os profissionais, esse rosto permite uma grande variedade de cortes!

Ale Crema: "O rosto oval é um dos mais sortudos porque fica bem com qualquer tipo de corte e texturas, seja em cabelos cacheados, ondulados ou lisos. Pode colocar franja, tirar franja, deixar bem longo ou curtinho. Como a sua estrutura é bem harmônica e sem nenhuma região avantajada, as mulheres podem apostar em qualquer tendência sem medo."

Tiago Parente: "Este é um intermediário entre todos os formatos de rostos, possui um balanço de cada um dos outros e combinam com uma gama enorme de cortes. Então, o melhor é apostar em cortes que realcem sua personalidade!"

Wellington Freitas: "Eles combinam com todos os tipos de cortes, mas não adianta ter o rosto 'ideal' e não cuidar dos fios. Por isso, aconselho antes de cortá-los, também investir em uma boa hidratação para que o novo corte fique em evidência no visual. Corte não faz milagre!"

Madeixas desfiadas combinam com o rosto triangular

Com a base da testa mais larga que o queixo, o rosto triangular tem como a principal característica o queixo em evidência. Esse é o rosto das atrizes Tais Araújo e Reese Witherspoon. Os entrevistados são unânimes sobre cortes desconectados para esse tipo de rosto.

Ale Crema: "Os cortes que mais combinam com o rosto triangular são na altura do queixo mesmo. A franja também tem quer ser na altura do queixo e bem desfiada para dar leveza ao corte."

Tiago Parente: "Cortes assimétricos são a melhor solução, os desfiados se desenham melhor. As madeixas crespas e cacheadas devem evitar fios retos."

Wellington Freitas: "Acho que o long bob desfiado pega muito bem para a mulher com o rosto triangular, que tem o cabelo longo, quer cortar, mas também não deseja uma mudança radical. Acredito que como o corte é um pouco maior na frente e com camadas menores atrás, ele cria uma sensação de rosto mais alongado."

Fios médios e longos são os melhores para o rosto quadrado

Testa e queixo grandes são característicos do rosto quadrado, que é o formato das atrizes Alinne Moraes e Angelina Jolie. Os hairstylists destacam que os fios longos realçam as expressões marcantes desse formato de rosto.

Ale Crema: "Os cortes limpos com a franja diagonal e repicada para suavizar os traços marcantes da face e deixar a testa menor são os mais indicados. O ideal é deixar esse cabelo no comprimento médio ou longo e as laterais bem repicadas de modo que se virem para dentro. Outra dica para harmonizar a região angulosa desse tipo de face é optar por cortes repicados e bem leves!".

Tiago Parente: "Para evitar que o rosto fique ainda mais retangular, aposte no corte long bob e na franjinha. Aproveite que estão na moda e dão um ar mais cool ao visual. Cabelos longos e com ondas suavizam os traços".

Wellington Freitas: "Os fios longos e retos acabam sendo a opção mais comum das mulheres com rosto quadrado na hora de cortar. Isso porque através dos fios médios e longos é possível equilibrar melhor as linhas retas desse tipo de face. Para quem deseja fios curtos, acho que o bob repicado também suaviza a expressão já que ele é rente a linha do queixo".

Cortes que tirem o foco das bochechas são ideais para o rosto redondo

Pequeno, largo e com bochechas marcantes, as brasileiras Giovanna Antonelli e Isis Valverde são exemplos de mulheres com o rosto redondo e os especialistas indicam cortes que não evidenciem as maçãs do rosto.

Ale Crema: "Recomendo evitar cortes volumosos para que as maçãs do rosto não fiquem ainda mais em evidência na face. Vale apostar em franjas diagonais, um pouco abaixo da bochecha e de forma que vire para dentro a fim de disfarçar a parte mais cheinha do rosto."

Tiago Parente: "Rosto redondo pede cabelos com linhas mais retas, que cubram as maçãs do rosto e as bochechas mais avantajadas para minimizar o efeito redondo. O comprimento de corte ideal para o rosto redondo é um pouco mais abaixo do queixo a médios e longos. Cortes que dão aspecto de 'topete' e as franjas ajudam a alongar o rosto. Evite cabelos curtinhos, pois dão ainda mais volume próximo às bochechas, a não ser que sua ideia seja evidenciar o formato do rosto, porque sim, hoje em dia tudo é permitido!"

Wellington Freitas: "O truque, nesse caso, é optar por um corte que tire o foco das bochechas. Acho ideal os cortes repicados, que sejam em camadas. Desse modo é possível criar ângulos que suavizem a face e deixe o rosto mais harmônico."

Veja também

PurePeople

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade