0

Tem a pele oleosa? Veja 7 dicas de dermatologista para evitar o brilho no rosto

A pele oleosa é, provavelmente, a mais comum entre as brasileiras. O aspecto de rosto engordurado, com brilho excessivo e com acne, em alguns casos, costuma incomodar, principalmente com a chegada do verão. Mas, para amenizar esse incômodo, existem truques e cuidados que podem ser colocados em prática para dar um chega pra lá no brilho excessivo. Quem contou as dicas ao Purepeople foi a dermatologista Renata Ayd. Confira!

9 nov 2018
18h43
  • separator
  • 0
  • comentários

O mercado de beleza para quem tem a pele oleosa e com acne é enorme: há sabonetes que equilibram a oleosidade e óleos que prometem deixar a pele mais sequinha, como o óleo de melaleuca. Mas, além desses tratamentos, evitar que a pele fique oleosa e com brilho também depende dos hábitos praticados na rotina de beleza, como a forma de levar o rosto, o uso do protetor solar correto, a forma de remover a maquiagem e até a quantidade de vezes que você toca o rosto. Confira as dicas e aprenda a manter a pele sequinha!

1 - Lave o rosto com água fria

Sabia que a temperatura da água interfere, e muito, na aparência da pele ao longo do dia? "A pele oleosa deve ser limpa com água fria para não ativar muito a ação das glândulas sebáceas", explicou a dermatologista Renata Ayd. Na hora de escolher o sabonete, ela aconselha os adstringentes, que têm um maior poder de limpeza. "Os sabonetes adstringentes podem ser líquidos, em espuma ou em barra".

2 - Evite colocar a mão no rosto

Outra estratégia para amenizar a oleosidade da pele é evitar colocar a mão no rosto ou cutucar aquela acne ou cravinho que apareceu. Segundo a dermatologista, esses hábitos podem piorar o brilho do rosto. "Manusear a área de glândulas sebáceas faz com que elas sejam estimuladas a produzir mais sebo".

3 - Aposte no primer para evitar oleosidade durante o dia

Além de lavar o rosto com água fria logo no início do dia, a dermatologista indica o uso dos cremes que agem como primer antes de fazer a maquiagem. "Há vários cremes que ajudam a controlar a produção do óleo na pele e outros que absorvem essa secreção que já foi produzida. São chamados de primer, mas também podem fazer parte de outros produtos como filtros solares e bases de maquiagem", explica a especialista.

4 - Protetor solar em pó é truque para deixar pele mais sequinha

Sua pele ficou oleosa demais ao longo do dia? A dermatologista conta seu truque preferido. "O protetor solar em pó compacto é meu segredo para absorver a oleosidade durante o dia sem ter que reiniciar a maquiagem!", conta. Na falta dele, o pó compacto tradicional ou translúcido também ajuda!

5 - Protetor solar oil-free deixam a pele sem brilho sem ressecar

Protetor solar é indispensável todos os dias, até mesmo fora da praia ou da piscina! Para a pele oleosa, a dica da especialista é procurar por produtos que sejam oil free, que são livres de óleo, além de séruns, que são cremes com uma textura mais fina e fluida e gel-creme, que são uma mistura desses dois. "Deixam a pele mais seca embora não fique com aquele aspecto de farelo soltando. Existem texturas novas, como o líquido que vira pó depois de aplicado na pele! Os pós compactos são também uma excelente opção".

6 - Ao remover a maquiagem, prefira demaquilantes sem óleo

Demaquilante bifásico é uma mão na roda na hora de remover a maquiagem, já que a misturinha de água e óleo consegue tirar a make mais rápido. No entanto, a dica é preferir produtos com fórmulas oil-free, para não piorar a oleosidade do rosto. "A maquiagem deve ser removida com demaquilante livre de óleo e, de preferência, que tenha ação no controle da secreção sebácea. As águas micelares também são ótimas opções".

7 - Nasceu uma espinha? Use secativos específicos!

Se você tem a pele oleosa com tendência à acne, a dica é ter sempre à mão secativos específicos para amenizar qualquer inflamação indesejada. "Há produtos secativos específicos para lesões mais irritadas. Na falta destes, lavar bem o local e colocar gelo para diminuir a reação inflamatória. Nunca colocar substâncias cáusticas que podem causar manchas na pele, como a pasta de dentes", alerta.

(Por Beatriz Doblas)

PurePeople
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade