0

Polêmica fashion: vestido preto para casamento é permitido ou não? Expert conta!

O vestido para casamento não é só preocupação das noivas: madrinhas e convidadas também buscam o modelo ideal para o grande dia. Há quem pense em escolher a cor da peça para combinar com o branco da noiva, mas é possível inovar e usar outros tons para a cerimônia. A duquesa de Sussex, Meghan Markle, é um exemplo disso! Afinal, vestido preto é permitido ou não para casamentos?

28 set 2019
10h02
  • separator
  • 0
  • comentários

Vestido preto em casamento pode? O look é considerado um clássico do guarda-roupa feminino por estilistas renomados como Coco Chanel - não é à toa que a peça ganhou o status de "pretinho básico" ao redor do mundo e conquistou tanta gente. Até Meghan Markle, a duquesa de Sussex, já se mostrou fã da peça ao apostar em uma versão nada básica para o casamento da melhor amiga. Entretanto, o modelo queridinho de muitas mulheres nem sempre é consenso entre experts em moda. A escolha parece controversa, mas a consultora Chris Bueno afirma que tudo depende se souber adequar a peça à ocasião!

Qual modelo de vestido usar?

"Apesar de ser uma cor muito ousada, o preto ainda simboliza luto no nosso país", comenta a profissional. Mas se engana quem pensa que a peça não tem vez quando o assunto envolve casamento: é que looks com o modelo não precisam ser básicos nem monótonos. Para cerimônias mais sofisticadas, vale apostar nos cortes cocktail dress, tubinho e midi com aplicações de brilho - versões curtas não são proibidas, mas a consultora recomenda não apostar em opções supercurtas. Tecidos brilhosos como crepe, seda, brocado, shantung, tafetá e veludos são boas opções para quem deseja dar um up à produção sem muito esforço, inclusive para festas durante o dia ou à tarde. A mulher do Príncipe Harry, por sua vez, escolheu uma versão longa de tule da grife Valentino com cintura marcada, mangas bufantes e cristais.

Transparência em pontos estratégicos

Se você não abre mão da transparência no look, a boa notícia é que dá para aliar a trend das passarelas da Semana de Moda de Nova York com o vestido para casamento. A dica é investir em áreas estratégicas como braços e colo para a cerimônia. Se você não for madrinha nem parte da família dos noivos, a consultora afirma que não é preciso ter tanto cuidado com normas de etiqueta, mas cuidado com possíveis excessos é sempre bem-vindo! "Sensualidade em demasia, como decotes profundos demais, não é adequada para este tipo de evento", aconselha.

Combine com acessórios

Acessórios são itens curinga na hora de levantar o look e trazer pontos de cor para a produção - especialmente quando se trata de um vestido preto. Como a peça costuma ser mais "neutra", é possível explorar diferentes possibilidades para conseguir um visual com mais informação de moda e cheio de personalidade. Investir em opções metalizadas nos tons prata e dourado é garantia de uma produção elegante para as mais tradicionais. Já quem gosta de se jogar nas tendências e prefere looks com pegada moderna tem carta branca para apostar em modelos coloridos seja nos brincos, sapatos ou bolsas (e até na make).

Vestido preto com renda

A renda é um clássico atemporal nas produções para casamento - tanto nos vestidos de noiva quanto nos de madrinhas e convidadas. Se a intenção é inovar na cor e ainda assim manter um visual mais tradicional, o tecido é um grande aliado na hora de escolher o modelo ideal para a cerimônia. A renda funciona bem em toda a extensão da peça e ainda pode ser aplicada junto com a transparência para minimizar a quantidade de pele exposta: desde o colo até a barra do vestido.

(Por Bruna Vilar)

PurePeople
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade