0

Plissados, babados e balonês: volumes estratégicos seguem em alta nas passarelas

Em alta nas passarelas das principais grifes de moda do mundo, os volumes estratégicos vêm dominando os looks desde o último inverno. A novidade é que eles seguem firmes para a próxima estação quente. Plissados, drapeados, babados e balonês foram vistos tanto em desfiles nacionais (sobretudo São Paulo Fashion Week), quanto nas coleções Resort desfiladas pelo mundo.

9 mai 2019
16h17
  • separator
  • comentários

Desde o ano passado, os anos 80 têm dado as caras, pouco a pouco, nas passarelas nacionais e internacionais. A onda já apareceu no desfile de alta-costura da Chanel , que perdeu recentemente seu diretor criativo, Karl Lagerfeld , e em coleções da Miu Miu, só para citar exemplos de grifes que já vêm abordando a estética faz um tempo. Entre seus marcos, o retorno do shape balonê é digno de nota, já que é um recurso tão descolado quanto difícil de usar e que remete diretamente à década de 80. Apesar de criar looks para as fashionistas em nível avançado, o efeito balonê traz a vantagem de criar um volumão em determinada parte do corpo e, assim, criar certa "ilusão de ótica" na silhueta. Mais simples e democráticos, os babados e os plissados adicionam, também, um volume extra ao visual mais atual da moda. Para arrematar o combo, as mangas presunto e bufantes estão bombando entre as principais propostas.

Plissados tornam os looks mais interessantes

Alguns recursos elevam o quociente fashion de um look. O efeito plissado, por exemplo, é um "truque" atemporal e usado na moda há centenas de anos. Uma boa peça plissada, no entanto, não poderia ser mais atual. Não são poucas as marcas que investem no preciosismo com que o recurso é aplicado, feito, muitas vezes, à mão (como nos looks de alta-costura da Valentino e da Dior, por exemplo) ou em materiais improváveis, como o couro. Grifes brasileiras como a paulista Neriage e a mineira Apartamento 03 são exemplos de expertise no uso do plissê, que confere novas texturas ao look.

Foco nos ombros

A moda atual é democrática e feita para valorizar diversos tipos de corpos. E é em favor da autoestima que os volumes devem colaborar. Por isso, se não é seu caso investir em peças que "aumentem" os quadris, o foco do look pode estar, de repente, na parte de cima. Estão em alta as mangas volumosas, tanto as em estilo bufante como as chamadas manga-presunto. Os shapes mais arredondados para a área dos ombros estão na moda e são perfeitos para equilibrar a silhueta de quem tem os quadris mais largos, voltando a atenção para a parte de cima do look.

Alfaiataria com estilo

Em alta há algumas temporadas a calça clochard é um exemplo de volume estratégico que pode funcionar a favor da silhueta, especialmente de quem quer realçar os quadris. A peça faz as pernas parecerem mais longas e adicionam um volumezinho extra aos quadris, realçando esta parte do corpo. Em compensação, o estilo faz a cintura aparentar bem mais fina. A alfaiataria aparece firme e forte nas coleções que antecipam as tendências para 2020 e ganha fôlego com recursos que as tornam atuais. A calça pantalona -- cheia de volume -- por exemplo, é item essencial no guarda-roupa de qualquer fashionista. As calças em estilo cenoura, com pregas no quadril, também não poderiam ser mais atuais.

PurePeople

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade