0

Pele oleosa e com acne: aprenda a limpar e a hidratar sem aumentar a oleosidade

Limpeza e hidratação são cuidados essenciais em qualquer tipo de pele. No caso das oleosas e com tendência à acne, esses passos de beauté precisam de atenção extra: é que a pele oleosa e acneica costuma ser sensível por causa das inflamações, além de ter os poros dilatados e brilho excessivo. Para te ajudar a limpar e a hidratar diariamente esse tipo de pele, nós preparamos um guia bem simples. Confira!

11 ago 2019
12h53
  • separator
  • 0
  • comentários

Você sabe como limpar e hidratar a pele oleosa e com acne? Esses dois passos de beleza são fundamentais para manter a pele saudável, com a produção de óleo equilibrada, poros fechadinhos e textura macia, mas é preciso ficar atenta aos tipos de produtos e como aplicá-los para não aumentar a oleosidade do rosto. O uso do sabonete é mais conhecido pelas mulheres, mas o hidratante costuma ser deixado de lado por conta da temida sensação "gordurosa" na pele. No entanto, ele é fundamental, já que pele oleosa não é sinônimo de pele hidratada: o produto ajuda a regular a produção de sebo e repõe a água perdida ao longo do dia, evitando o ressecamento e o efeito rebote, que é quando a pele passa a produzir ainda mais oleosidade. Veja as dicas para acertar nos cuidados com o rosto:

Limpeza da pele oleosa: escolhendo o sabonete ideal

O sabonete para a pele oleosa e com acne precisa ter uma textura leve para não entupir os poros e não piorar as inflamações do rosto. Os de textura em gel são mais vantajosos porque são refrescantes e podem conter micropartículas esfoliantes, que também ajudam a remover a oleosidade. Outra dica é procurar por sabonetes com ação anti-bacteriana, que geralmente contém enxofre ou como ácidos, como o salicílio e o glicólico. Muitos sabonetes em barra também pode ser vantajosos por possuir maior concentração dessas substâncias. O único cuidado é remover bem o item para não entupir os poros e deixar uma sensação "pegajosa" no rosto.

Como limpar a pele oleosa com o sabonete

Além de escolher o sabonete ideal, é importante saber como limpar a pele oleosa e acneica para não piorar a oleosidade. Assim como a falta do hidratante pode causar o efeito rebote, o excesso de limpeza também também pode acarretar esse efeito de ressecamento e fazer a pele produzir ainda mais óleo. Por isso, a dica é usar o sabonete duas vezes ao dia, mesmo nas peles mais acneicas. Lave o rosto pela manhã com água gelada ou temperatura ambiente e à noite, após remover a maquiagem.

Hidratação: escolhendo o hidratante da pele oleosa

A primeira coisa que você deve procurar em um hidratante para a pele oleosa é a textura em gel, gel-creme ou sérum, que são mais leves e melhores absorvidas pela pele. Essas versões não criam uma camada densa que entope os poros ou causa a temida sensação "gordurosa" no rosto. Já a fórmula do creme precisa ser livres de óleos (procure pela função "oil-free" na embalagem) e anti-acne, que geralmente contém o ácido salicílico em sua composição, que é secativo e ajuda amenizar as espinhas. Outros componentes vantajosos para a pele oleosa que podem ser encontrados nos hidratantes são o ácido hialurônico e a vitamina C.

Como usar o hidratante na pele oleosa

Para incluir o hidratante na rotina de cuidados com a pele oleosa, a dica é usar o item pela manhã, logo após a lavagem com o sabonete. Ao aplicar, você pode fazer uma massagem bem leve para acelerar a absorção do produto. Espere cerca de 10 minutinhos e, só então, aplique o protetor solar ou a base de maquiagem com FPS. À noite, o hidratante também deve ser usado por último, depois da remoção da make. Você pode aplicar o mesmo usado pela manhã ou apostar em versões noturnas com vitamina C, que são anti-idade.

(Por Beatriz Doblas)

PurePeople
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade