1 evento ao vivo

Outubro Rosa: 5 eventos para melhorar a autoestima no combate ao câncer de mama

Palestras, caminhadas, corridas, rodas de bate-papo e até exposição de fotos com mulheres que compartilharam a luta contra o câncer fazem parte da programação do Outubro Rosa em várias cidades do país. A proposta é reforçar a campanha contra a doença, incentivando a prevenção com o exame de toque, além de fazer dos eventos um ponto de encontro de mulheres que estão passando pela mesma luta.

11 out 2018
06h23
atualizado às 10h44
  • separator
  • comentários

Em 2018, o tema é da campanha de Outubro Rosa é "Prevenir é um ato de coragem. Lute pelo que te faz feliz", e nada melhor do que conhecer a luta - ou lutar junto! - de pessoas que estão passando pela mesma fase. Conhecer mais sobre a doação de cabelos para a criação de perucas, inspirar-se em histórias de mulheres que combatem a doença ou saber mais sobre a reconstrução da mama já é um passo para ajudar na autoestima, mas os encontros, corridas e caminhadas, além de conscientizar as mulheres a fazerem o autoexame, e outros como o Papanicolau, também promove a sororidade. Vale a pena ir atrás dos eventos da sua cidade, mas o Purepeople separou 5 importantes pelo país!

Saiba mais: passo a passo e tipos de mamografia

1 - Exposição no Rio de Janeiro

De 15 a 21 de outubro, a Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe a exposição #50tonsderosa, parceria entre a FQM Farma e a Fundação Laço Rosa. A exposição mostra a sexualidade de 4 mulheres em diferentes fases do tratamento contra o câncer. A proposta é ajudar pacientes a redescobrirem sua sensualidade e a terem uma vida sexual ativa e saudável. Quem assina as fotografias feitas em um ensaio intimista e emocionante é Nana Moraes.

2 - Corrida Outubro Rosa, em Aracaju

No dia 27 de outubro vai acontecer em Aracaju a 4ª edição da Corrida Outubro Rosa, promovida pela Associação dos Amigos da Oncologia (AMO) de Aracaju, que há 20 anos apoia pessoas com câncer, especialmente mulheres. A corrida, que pode ser de de 2,5, 5 quilômetros ou 10 quilômetros, vai começar às 16 horas, na Orla de Atalaia. As inscrições devem ser feitas até o dia 19 através do site Amigos da Oncologia.

3 - Roda de conversa, em Macapá

Bate-papos com mulheres que estão combatendo o câncer de mama é uma boa ideia para compartilhar e conhecer outras histórias. Para quem mora em Macapá, o Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), no bairro Alvorada, Zona Oeste, realiza às quartas-feiras de outubro a "Quarta Rosa com Ciência", uma roda de conversa onde as mulheres podem saber mais sobre a prevenção do câncer de mama. O legal é que nesses dias também acontece palestras, oficinas, consultas e exames.

4 - Corrida Pink do Bem, em Sorocaba

No dia 21 de outubro vai acontecer a 4ª edição da corrida Pink do Bem, às 7h30, no Parque das Águas, em Sorocaba. Realizada pela Liga Sorocaba de Combate ao Câncer, a corrida terá percursos diferentes, com trajetos de 21, 10 e 5 quilômetros. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de outubro, pelo site. A verba arrecadada com a venda dos kits será revertida para o pagamento de mamografias de mulheres que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também contará com atrações musicais e postos de atendimento médico.

5 - Corrida e Caminhada Outubro Rosa, em Mariana, MG

Quem mora em Minas pode marcar presença na 2ª Corrida e Caminhada Outubro Rosa - Novembro Azul, no dia 25 de outubro, em Mariana. De acordo com a prefeitura da cidade, as inscrições podem ser feitas presencialmente na Arena Mariana até o dia 19, de 8h às 11h e de 12h às 16h, e os participantes devem levar um pacote de fralda geriátrica. A largada está marcada para às 20h, na Praça dos Ferroviários, durante a feira noturna, e a distância será de 5 quilômetros. O legal é que, antes da corrida, haverá alongamento coletivo e após o evento, haverá um show com artistas locais.

(Por Beatriz Doblas)

PurePeople

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade