0

Misturar estampas no mesmo look está em alta. Aprenda usar esse truque!

Já faz algumas temporadas que a moda tem visto um predomínio dos visuais mais sóbrios: estampas clássicas (xadrez, poás e listras) e looks monocromáticos. Mas nada como uma temporada após a outra para trazer reviravoltas de 180 graus para o universo fashion. Agora misturar estampas é (novamente) tendência. Aprenda o passo a passo para perder o medo de ousar e se tornar uma fashionista em nível avançado

15 mai 2019
18h21
  • separator
  • comentários

Nas últimas temporadas, a moda tem explorado pouco as estampas, dando preferência para padronagens mais clássicas, como as listras, os poás e o xadrez, por exemplo, ou mesmo para os looks monocromáticos, um recurso já clássico a essa altura. Além disso, o color blocking (mix de tons contrastantes na mesma produção) ganhou o coração das fashionistas. Se depender das coleções de meia-estação (cruise ou resort) 2020 das grifes mais renomadas do mundo, as próximas temporadas terão um ousado clash de estampas.

A proposta apareceu nas coleções de meia-estação

A mistura de duas ou mais estampas em um mesmo apareceu em diversas coleções. A Prada, por exemplo, apostou numa estética anos 90 para criar sua coleção resort 2020 e trouxe os florais delicados para a ordem do dia. Estampadas sobre fundos em tons fofos, como amarelo clarinho, rosinha e azul-bebê, por exemplo, as padronagens com flores miúdas-- parecidas entre si -- se misturam todas em um mesmo look ou mesmo em uma peça só. Mais ousada, a Dior -- que desfilou sua cruise collection em Marrakesh, no Marrocos, explorou as padronagens com pegada étnica. A grife apostou tanto nos visuais em duas cores -- como o azul e branco combinando com sua versão de acid jeans -- quanto em várias estampas e tonalidades diferentes. A grife propõe um nível avançado de mix de estampas.

Um jeito fácil de botar a trend em prática

Quem ama a tendência mas tem medo de colocar em prática pode começar por um nível mais simples. Os looks de Reinaldo Lourenço no São Paulo Fashion Week 47, por exemplo, exemplificam bem uma boa forma de começar a a misturar estampas em um mesmo visual. E designer apostou em peças com padronagens diferentes, mas seguindo a mesma cartela de cores. No caso do estilista paulistano, a escolha foi por tons clarinhos, como rosa, azul e branco, colorindo padronagens como as listras e floral (uma das principais trends da temporada).

As padronagens que estão em alta nesta temporada

Escolher estampas diferentes na mesma cartela de cores funciona muito bem para começar a misturar estampas. Na dúvida, escolha padronagens mais simples. Voltamos, aqui, às clássicas, como o xadrez, as listras ou as bolinhas. Nesta temporada os florais (especialmente os florais miudinhos, de estilo chamado Liberty) estão em alta e podem combinar com qualquer outro estilo de estampa. Outra forma fácil de misturar estampas é a proposta pelo italiano Giambattista Valli, que, como a Prada, apostou em diferentes florais no mesmo look. As padronagens, no entanto, "conversam" entre si e deixam o look fofo.

(por Deborah Couto)

PurePeople

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade