0

Minimalismo é a bola da vez nas passarelas nacionais

Esqueça aqueles looks cheios de informação em que as tendências duram apenas uma estação. Uma das principais vertentes da moda atualmente prega o minimalismo e o consumo consicente. Pense, então, em peças simples que podem mudar radicalmente de acordo com os acessórios. E, principalmente, looks que não vão sair de moda quando a temporada virar e trouxer novas tendências.

8 nov 2018
11h31
  • separator
  • comentários

A gente já tinha dito por aqui que uma das vertentes mais importantes da moda atual é o estilo minimalista. Não tanto por ser super trendy, mas mais por ter um aspecto sustentável que se coloca em dia com a ideia de consumo consciente. É que os looks simples, sem muitos detalhes ou estampas têm potencial para durarem mais tempo no guarda-roupa. Versáteis, as peças com essas características ganham uma aparência totalmente nova dependendo dos acessórios e, por isso, continuam trendy com o passar das estações. A tendência também pode ser aplicada ao beachwear.

Marcas que têm o minimalismo no DNA

Nesta temporada do São Paulo Fashion Week não foram poucas as marcas que apostaram nessa pegada. A Osklen e a Beira também trazem essa questão, tanto em relação à fabricação das peças quanto ao seu estilo. O minimalismo está no DNA dessas marcas. A Cotton Project foi outra que apostou em looks de modelagens simples e, não por isso, menos fashion. A carioca Helena Pontes, que estreou suas criações no Projeto Estufa, levou para a passarela uma moda calma, limpa, com poucos detalhes e formas precisas, porém chiquérrima. Focada em tecidos nobres, como o linho, na camisaria e numa cartela de cores reduzida.

O conceito não é exatamente novo

O conceito não é novo e o pretinho básico de Chanel, que data no início do século passado pode ser incluído nessa máxima menos é mais. Porém, na temporada atual, são muitos os indícios de que o minimalismo está em alta não só como estilo de vida, mas como forma de se vestir. As formas limpas, peças sem muitos detalhes, looks lisos e modelagens bem construídas conseguem render produções que vão durar muito mais de uma temporada.

Truques para atualizar os looks minimalistas

Para fazer com que o consumo seja ainda mais consciente, algumas dicas são fundamentais para que a gente não tenha de comprar roupas novas em todas as temporadas. Uma delas, por exemplo, é apostar em itens de boa qualidade, ainda que sejam um pouco mais caros. Ter menos roupas, mas que vão durar mais, é um dos segredos não só para manter um guarda-roupa sustentável, mas também para ser mais elegante, já que assim você consegue reforçar um estilo próprio usando itens carregados de história, e não peças descartáveis a cada nova temporada. Outro truque que faz o guarda-roupa parecer renovado é o uso e abuso de acessórios. Mais baratos e duráveis, eles fazem qualquer produção mudar totalmente de cara sem a necessidade de novos investimentos com frequência.

PurePeople

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade