0

Experts listam cuidados com o cabelo ao usar secador e chapinha no inverno

No inverno, o uso do secador e da chapinha costuma aumentar para evitar deixar os fios molhados ou úmidos por muito tempo. Mas como apostar nesses aparelhos sem danificar o cabelo? Para os experts da área, eles são grandes aliados das mulheres, mas há dicas para usar da forma correta. Confira!

16 jun 2019
13h44
atualizado em 15/7/2020 às 14h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

No inverno, não dá para sair com o cabelo molhado, não é mesmo? Por isso, por mais que você não seja tão adepta do secador, ele acaba sendo funcional para secar, e não apenas alisar, os fios. Só que o uso prolongado pode danificar o cabelo, assim como a chapinha, o babyliss e o difusor (no caso das cacheadas), já que a alta temperatura pode ressecar as madeixas, causar frizz, opacidade e pontas duplas. Os hairstylists Rudi Werner, do Werner Coiffeur, e Daniela Albuquerque, do Jacques Janine Fashion Mall, deram dicas essenciais para proteger o cabelo desses aparelhos no inverno, quando os fios precisam de cuidados redobrados. Confira!

1 - Qual protetor térmico usar no cabelo?

Seja qual for o seu tipo e comprimento de cabelo, o uso de um leave-in ou finalizador com proteção térmica antes de usar o secador ou a chapinha é essencial. "Caso realmente precise usar com uma certa frequência, invista em um bom protetor térmico, que irá proteger a fibra capilar e minimizar os riscos", aconselha o hairstylist Rudi Werner. Os de textura mais leves podem ser usados da raiz as pontas, enquanto o leave-in e óleos com proteção devem ser aplicados do comprimento para as pontas, para não pesar nos fios.

2 - Distância do secador para não queimar o cabelo

Há dicas supersimples no manuseio do secador que também podem prevenir quebras e ressecamento do cabelo. "Procure usar o secador a uma distância de, mais ou menos, 15 centímetros do cabelo, para não queimar o fio", indica Daniela. Nesse momento, também fique atenta à temperatura. "Se possível, utilize o aparelho nas potências mais baixas", recomenda. Já no caso da chapinha, a dica é usá-la cerca de 1 centímetro da raiz. No caso da técnica do babyliss, evite deixar uma mesma mecha enrolada mais do que 3 segundos no aparelho.

3 - Proteja o cabelo com hidratação e umectação

Tratamentos como hidratação e umectação, em casa mesmo, também podem manter o cabelo protegido, principalmente se você costuma usar o secador todos os dias. "Fazer hidratação e umectação dos fios é superimportante para mantê-los saudáveis e fortes. Quando os fios estão fortes, resistem mais aos fatores externos que são prejudiciais", explica Daniela. A dica é escolher uma máscara de hidratação específica para o tipo ou necessidade dos seus cabelos. A umectação, que é a aplicação de óleos vegetais da raiz as pontas antes da lavagem do cabelo, é queridinha das cacheadas e crespas por entregar brilho e maciez em profundidade, mas a técnica também pode ser feita em qualquer tipo de cabelo.

Veja também:

R$ 115 milhões! A mansão de Lady Gaga na quarentena!
PurePeople
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade