0

Cuidados com a pele na folia: hidrate-se e evite alergias

Especialistas dão dicas para se proteger do sol e manter a hidratação da pele sem deixar de aproveitar folia do Carnaval

28 fev 2019
11h11
atualizado às 11h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Exposição solar intensa, poucas horas de sono e falta de hidratação, tanto interna quanto externa, podem comprometer a saúde da sua pele nesses dias de extremo calor. Para lidar melhor com a estação mais quente do ano, separamos algumas dicas para se proteger da exposição solar no verão e, por que não, curtir os bloquinhos da melhor forma possível?

Na make de Carnaval, a dica é fazer uma pele com bases leves ou hidratantes com cor para driblar o calor
Na make de Carnaval, a dica é fazer uma pele com bases leves ou hidratantes com cor para driblar o calor
Foto: Shutterstock / PurePeople

Proteção indispensável

Filtro solar é a coisa mais importante não só no verão, como em todas as estações do ano. O uso do protetor se faz necessário em todo o corpo. O FPS escolhido também deve ser de 30 ou mais. "Quanto mais clara for a pele, maior deve ser a fotoproteção", recomenda a dermatologista Renata Sampaio, do Instituto da Pelle de Caxias.

Lábios sem rachaduras

Evite o ressecamento e a descamação dos seus lábios com o uso de um protetor labial ou um lip balm, de preferência com proteção UV. Aplique sempre que sentir os lábios secos.

Água termal para hidratar a pele

Uma boa dica é aplicar água termal sempre que possível. O produto refresca a pele, acalma e reforça as defesas naturais contra o excesso de sol e ressecamento. Borrifar na face sempre que tiver com a sensação de ardência e vermelhidão é uma boa pedida.

Bloquinhos sem insolação

Fantasia em bloquinhos de Carnaval é sempre o primeiro item a ser pensado, no entanto, é importante levar em consideração produções mais leves e frescas, como peças escolhidas por muitas famosas, que não esquentem o corpo por conta da alta temperatura e provoquem alergias. Tecidos sintéticos e apertados devem ser evitados, pois podem causar brotoejas em peles mais sensíveis, como explica a dermatologista Lilian Delorenze.

Adereços funcionam como barreira física de raios solares

Um dica interessante é usar algum tipo de adereço para fazer uma barreira física contra os raios UVA E UVB. Chapéus de aba larga, bonés e bandanas e perucas protegem o couro cabeludo contra a exposição solar.

Máscara de hidratação antes da maquiagem

Antes de sair de casa, procure usar uma boa máscara de hidratação para a pele estar bem hidratada quando for maquiada com cores intensas. Principalmente porque muitas vezes são usados produtos que não são apropriados para a face, como indica Fernanda Farias, beauty expert da Shiseido.

Dermatologistas não recomendam tinta guache

Cuidado para não se empolgar demais e usar tinta guache para fazer pinturas corporais. Essa substância não é aprovada dermatologicamente, já que há um grande risco de provocar reações alérgicas na pele. Quanto ao glitter, tente evitar aplicar bem perto dos olhos, já que as partículas podem causar pequenas lesões nas córneas.

Alimentação saudável

É muito importante beber bastante água, pelo menos dois litros por dia, principalmente nessa época do ano. Sucos naturais e água de coco também repõem a hidratação do organismo. O consumo de frutas cítricas ao ar livre ou in natura, suco ou caipirinhas deve ser cauteloso, já que essas substâncias ao entrar em contato com a pele e o sol podem causar manchas e queimaduras.

Sem gordura e excesso de doce

Antes do bloco evite comidas gordurosas e priorize pratos com saladas, legumes e grelhados. A nutricionista Luciana Harfenist recomenda que os foliões não comam muitos doces durante os dias de folia, já que o nível de insulina pode aumentar e levar a quadros de mal-estar.

Beber sem passar mal

A moderação e o bom senso devem imperar na hora de tomar bebidas alcoólicas, mas alguns truques podem diminuir a sensação de desconforto durante o evento. "Se for beber, lembre-se de três regras básicas para evitar a ressaca e não encerrar a festa antes da hora: sempre intercalar a dose de bebida alcoólica com água mineral ou água de coco; não beber de estômago vazio e não misturar tipos diferentes de bebidas", avisa a nutricionista.

Quarta-feira de Cinzas: cuidados pós-Carnaval

Para melhorar a aparência da pele, o ideal é lavar o rosto, remover toda a maquiagem, sem deixar nenhum resíduo. Fazer a rotina de cuidados usando o sabonete ideal para o seu tipo de pele, em seguida aplicar um tônico facial ou água micelar para retirar os radicais livres que ficam impregnados no rosto durante todo o dia. Uma esfoliação para retirar a pele morta também é recomendada. Máscara de argila é ótima para desintoxicar a pele. Ao final de todo o processo, um hidratante potente é o ideal para não deixar a pele com um aspecto seco. "Outra dica é fazer compressas de chá de camomila para amenizar inchaços ao redor dos olhos e dar uma renovada na face", sugere a dermatologista Lilian Delorenze.

Veja também:

 

PurePeople
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade