3 eventos ao vivo

Cílios maiores? Veja se produtos próprios para o crescimento dos fios funcionam

Que fã de maquiagem nunca desejou ter os cílios mais longos para não precisar usar máscara? Com base nesse desejo, algumas marcas decidiram investir em cosméticos próprios para estimular o crescimento dos fios. Apesar do efeito não ser garantido, os produtos costumam ajudar no fortalecimento dos cílios e não colocam em risco a visão e nem a pele ao redor dos olhos.

11 out 2018
18h54
atualizado às 18h56
  • separator
  • comentários

Apesar de estar na moda usar maquiagem sem aplicar máscara, os cílios podem fazer a diferença na hora de realçar o olhar. Não é atoa que o cosmético está na lista de preferidos de muitas famosas e que alguns procedimentos estéticos como a extensão de cílios ganharam força e se tornaram febre na indústria da beleza. Assim como qualquer outra parte do corpo, eles precisam de cuidados e muitos produtos utilizados para mantê-los saudáveis prometem deixá-los maiores como a técnica do lash lifting, mas será que isso é verdade? Em entrevista para o Purepeople, o dermatologista Damiê De Villa e a diretora técnica do Grupo SD Fernanda Barriviera explicam como eles agem e se realmente funcionam.

Produtos a base de queratina: 'Favorecer o crescimento'

Assim como alguns produtos para fortalecer as unhas, os cosméticos utilizam a queratina como principal elemento da fórmula. "A queratina é um constituinte da fibra dos pelos e cabelos, acredita-se que sua associação possa favorecer o crescimento e o fortalecimento dos mesmos, principalmente quando associados a fatores de crescimento", aponta o especialista ao alertar: "Esses produtos agem melhorando a hidratação dos fios que ficam com aparência mais saudável e aspecto de estarem mais fortes. Entretanto não existem ainda estudos suficientes para demonstra esses efeitos na prática." Fernanda, que trabalha diretamente com a marca de maquiagem SD Make Up, esclarece para que eles servem e como eles agem. "O Serum Plus Brow & Lash foi desenvolvido com extratos como o de jojoba, pimenta preta, alcaçuz, bardana e ginseng para restaurar os pelos fracos e falhados. O Brow Fixing Gel mantém os fios sempre alinhados e nutridos por meio de ingredientes como o D-Pantenol e a Aloe Vera", orienta a profissional ao acrescentar: " Os ingredientes agem cada um com os seus ativos e, juntos, atuam como restaurador dos fios, mantendo-o saudáveis, fortes e brilhosos."

Qual o papel de cada componente: 'Prevenção de queda dos fios'

Cada material utilizado pela marca nas fórmulas tem um papel diferente. "O extrato de Jojoba dá condições à pele para que os folículos capilares cresçam e sejam restaurados de forma saudável, além de ser um hidratante natural", descreve a especialista ao continuar: "Extrato de alcaçuz auxilia no crescimento dos fios, enquanto o de ginseng faz uma restauração capilar. Já o de pimenta preta auxilia na prevenção de queda dos fios e o de bardana restaura a estrutura da pele, melhorando a nutrição e favorecendo o metabolismo celular." Os outros materiais também são responsáveis pela saúde dos fios. "O D- Pantenol é um elemento rico em agentes hidratantes e que atua como um restaurador dos fios ao ativar o ácido pantotênico na raiz. Os fios ficam protegidos contra quedas e crescem fortes, brilhosos e de forma saudável", informa Fernanda ao complementar: "A aloe vera é um aminoácido natural que remove a pele morta da região, permitindo que os ativos entrem. Também ajuda na hidratação da pele."

Contraindicações e perigos: 'Se a pessoa que for alérgica'

Nem todo mundo pode usar esse tipo de produto e isso vai depender do organismo de cada um. "A maioria desses produtos é segura, a menos que se tenha alergia a um componente da formulação", instrui o dermatologista ao ser complementado pela diretora: "Os produtos são dermatologicamente testados, porém, pessoas com sensibilidade a algum ingrediente da fórmula poderão apresentar algum tipo de reação, mas não temos relatos dos clientes da marca." Apesar de terem sido experimentados, Damiê chama a atenção: "É muito importante saber que não há estudos suficientes para comprovação prática desses efeitos."

Como usar o cosmético: 'Uma a duas vezes ao dia'

Cada produto tem regras diferentes e o modo de usar é um deles. "Normalmente são utilizados de uma a duas vezes ao dia, mas é importante conversar sempre com seu médico dermatologista antes de utilizá-los", relata o profissional ao ter a fala concluída pela especialista: "O Serum Plus Brow & Lash é indicado para ser usado duas vezes ao dia, com um intervalo de 12 horas entre as aplicações, sobre a pele limpa. Já o Brow Fixing Gel pode ser usado a qualquer hora do dia sobre a pele limpa. Uma fina camada já é o suficiente para conquistar o resultado desejado."

(por Fernanda Casagrande)

PurePeople

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade