0

8 looks para você se inspirar no mês do Orgulho LGBT

Junho é o mês em que é celebrado o Orgulho LGBT. Em todo o mundo acontecem as paradas e as cores do arco-íris passam a ser vistas em todo lugar. Que tal entrar no clima celebrando a diversidade e a tolerância? Assim, de quebra você vai colorir as suas produções e trazer alegria para o dia a dia. Confira oito sugestões de looks para te inspirar e conheça a história do movimento, que comemora 50 anos este ano!

11 jun 2019
11h02
atualizado às 11h06
  • separator
  • comentários

Em junho é comemorado em todo mundo o mês do Orgulho LGBT, que reforça a importância das pessoas dessa comunidade (lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais, travestis, transgêneros, queer... A sigla, atualmente, é na verdade LGBTQIA, segundo o site de diversidade USP, e inclui outros conceitos*) terem orgulho de ser quem são e de sua própria sexualidade. É quando acontecem as Paradas LGBT (chamadas popularmente de Paradas Gay) em todo o Brasil, como a parada Gay de São Paulo, que tem Pabllo Vittar como uma das estrelas e a de Copacabana, no Rio de Janeiro. Esse ano, no entanto, o movimento celebra uma data especial: são cinquenta anos da revolta de Stonewall, movimento em Nova York que iniciou a luta pelo orgulho LGBT no mundo.

A história do movimento

A revolta de Stonewall aconteceu em 1969 no bar Stonewall Inn, no East Village, em Nova York. O local era ponto de encontro da comunidade gay novaiorquina e sofria constantes ataques da polícia que frequentemente tinha algum pretexto para invadir o local e prender pessoas. Até que em junho de 69, durante uma dessas "batidas", a população local se revoltou contra a polícia e a atacou, reforçando o orgulho da própria personalidade e sexualidade. Durante o episódio, houve um incêndio no bar, que reabriu as portas e permaneceu como local de resistência da população LGBT. O evento foi batizado de Revolta de Stonewall e iniciou um movimento de orgulho que foi sucessivamente chegando diferentes lugares do mundo. Hoje ele é globalmente difundido.

Arco-íris para celebrar o orgulho

No Brasil a homofobia segue sendo crime. Você pode não ser gay, mas deve respeitar todas as orientações sexuais. E por que não apoiar a diversidade? Ela contribui para que a sociedade conviva pacificamente com respeito e tolerância, mesmo a quem pensa, age ou vive de forma diferente de você. Para celebrar o mês de junho, sugerimos 8 looks com as cores do arco-íris (cores símbolo do movimento) para alegrar a sua vida e deixar seu guarda-roupa mais estiloso. Aproveite que a moda anda abraçando cada vez mais a diversidade. Confira na nossa galeria!

Significado da sigla

*"Queer (atua com a ideia que abrange as pessoas de ambos os gêneros que possuem uma variedade de orientações, preferências e hábitos sexuais, ou seja, um termo neutro que possa ser utilizado por todos os adeptos desse movimento), Intersexo (pessoas em que a sua característica física não é expressa por características sexuais exclusivamente masculinas ou femininas) e assexual (pessoa que não possui atração sexual nem por homens e nem por mulheres ou que não possua orientação sexual definida)". Trecho extraído do site USPDiversidade.

PurePeople
  • separator
  • comentários
publicidade