2 eventos ao vivo

Príncipe William e Kate Middleton dizem "sim" no altar

29 abr 2011
07h32
atualizado em 8/12/2011 às 11h27
  • separator

Príncipe William e Kate Middleton se casaram na Abadia de Westminster, em Londres, na manhã desta sexta-feira (29), em cerimônia que foi marcada pelo carinho do casal entre si. Quando o arcebispo Rowan Williams começou a rezar a missa, diante da emoção da noiva, William tocou seu ombro e sussurrou palavras que a fizeram rir. Ele se aproximou um pouco mais, colocou seu rosto na frente do de Kate e abriu um largo sorriso.

Galeria de fotos: Veja as melhores fotos do casamento real

Kate Middleton e príncipe William oficializaram a união na Abadia de Westminster
Kate Middleton e príncipe William oficializaram a união na Abadia de Westminster
Foto: Getty Images

Confira detalhes do casamento de William e Kate

Kate entrou na Abadia às 7h em horário de Brasília (11h em horário local) acompanhada por seu pai, Michael Middleton, e pela irmã Pippa, que carregava a cauda de seu vestido de noiva, feito por Sarah Burton, sucessora de Alexander McQueen, que morreu em fevereiro de 2010. A roupa, que gerou muita expectativa, tinha a parte de cima de renda, mangas compridas, cauda longa e um véu que cobria o rosto e os cabelos de Kate.

Com os convidados em pé, enquanto soava o hino I Was Glad, Kate caminhou sorridente até o altar, onde o príncipe William e seu irmão e padrinho de casamento, Harry, a recepcionaram. Segundo o jornal The Guardian, que contratou pessoas especializadas em leitura labial, a primeira frase que William disse a Kate foi: "você está linda".

Assim como foi divulgado anteriormente, Kate não jurou obediência ao príncipe, mas prometeu lhe amar, confortar, honrar e proteger. Em 1981, a princesa Diana, mãe de William, foi a primeira a não falar que obedeceria o marido, príncipe Charles.

Após o tão esperado "sim" por parte do casal, foi a vez dos dois corais, da orquestra e das duas bandas se apresentarem. Entre um e outro, os votos continuaram e foram acompanhados atentamente pelos noivos, que se sentaram ao lado direito do altar. Depois, William colocou a aliança no dedo da noiva, a joia foi feita com ouro de Gales e dada ao noivo pela rainha Elizabeth II, que também emprestou a Kate a tiara de diamantes que ela usou sob o véu. Em seguida, eles se ajoelharam para rezar e pedir proteção à união.

Depois de declarados marido e mulher, Kate passou a ser chamada apenas pelo nome inteiro: Catherine. Além disso, ela e o príncipe William também ficaram com o título de Duque e Duquesa de Cambridge, conforme foi comunicado pela Rainha Elizabeth II.

A cerimônia se encerrou às 8h10 em horário de Brasília (11h10 em horário local), cinco minutos antes do esperado, quando o casal seguiu até o Palácio de Buckingham na carruagem aberta State Landau, fabricada em 1902, uma joia da frota da coroa britânica, que foi cedida pela rainha e que foi a mesma a qual Diana e Charles usaram há 30 anos. Eles foram escoltados pela Cavalaria Real, que inovou durante o trajeto e não bloqueou a lateral da carruagem, para que o público presente no caminho pudesse ver os recém-casados.

Em seguida, foi a vez da monarca Elizabeth II deixar a Abadia em uma carruagem fechada na companhia do marido, príncipe Philip. Ao todo, foram cinco carruagens para levar os membros da realeza até o Palácio.

Depois da recepção da rainha, os noivos deram o primeiro beijo como marido e mulher na varanda do mesmo local. O cronograma do casamento ainda incluiu uma performance da Força Aérea Britânica.

Recepções
As comemorações do casamento real se estendem pela noite com um jantar com baile oferecido pelo príncipe Charles a 300 convidados, que acontecerá às 14h em horário de Brasília (18h em horário local), também no Palácio de Buckingham. Elizabeth II não participará do jantar organizado pelo filho, já que após sua recepção, ela partiu em uma viagem particular com o marido, príncipe Philip.

Os pais de Catherine Middleton fazem uma festa paralela aos eventos oficiais para comemorar o casamento da filha com o príncipe William. Logo após acompanharem a filha na cerimônia da Abadia, Michael e Carole Middleton seguiram para o luxuoso hotel Goring, também na capital britânica, para celebrar com amigos e familiares excluídos da lista oficial de convidados para o casamento.

Lua-de-mel
O local da lua-de-mel não foi divulgado e é um dos mistérios para tentar despistar os paparazzi. Fontes afirmaram durante a semana que William e Catherine podiam escolher desde ilhas do Caribe até aceitar a oferta do rei Abdullah, da Jordânia, para ficar em sua vila particular às margens do Mar Vermelho. Também especulou-se uma fuga para a Austrália e um retorno romântico à Gana, onde, em 2010, o príncipe fez o pedido de casamento.

Com informações da BBC Brasil.

vc repórter
Está em Londres e acompanha a movimentação do casamento real? Mande suas fotos e conte como está a cidade onde foi realizado o casamento do príncipe William com Catherine Middleton para o vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, clicando aqui.

Veja também:

A Fazenda: Raissa Barbosa antes e durante o reality!
Fonte: Terra
publicidade