PUBLICIDADE

5 produções para entender os pilares da luta antirracista

Separamos algumas produções para quem deseja entender a importância do movimento negro; confira!

17 nov 2021 15h33
ver comentários
Publicidade
"Olhos que Condenam" é uma das nossas indicações. Veja outros títulos.
"Olhos que Condenam" é uma das nossas indicações. Veja outros títulos.
Foto: Divulgação/Netflix / Famosos e Celebridades

Seja no período em que se pauta o Dia da Consciência Negra ou fora da época em que o o assunto está em alta, é importante fazer um alerta para que as pessoas se informem e não cometam erros intoleráveis no que diz respeito à dor do outro.

Pensando nisso, o Famosos e Celebridades separou 5 produções para quem deseja entender a importância do movimento negro e da luta contra o racismo. Confira abaixo:

Infiltrado no Klan (2018) 

Sob direção de Spike Lee ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019, o filme conta a história de Ron Stallworth, um policial negro que conseguiu se infiltrar na Ku Klux Klan, um grupo extremista e xenofóbico, responsável por pregar a supremacia branca nos anos 1970. Por lá, ele sabota e evita crimes de ódio e ataques racistas. 

Onde assistir? Amazon Prime Video, NOW, iTunes e Looke. 

Olhos que Condenam (2019)

A minissérie traz o caso de 1989, conhecido como "Central Park Five", onde cinco adolescentes negros são acusados de espancamento e estupro de uma mulher branca. Pressionados pela polícia, eles assumem o crime e suas vidas são interrompidas com condenações de cinco a 12 anos. Até hoje, não há nenhuma prova que ligue o grupo ao crime. 

Onde assistir? Netflix.

Branco Sai, Preto Fica (2014)

Apostando na ficção e no documentário, a produção com direção de Adirley Queirós traz a opressão policial contra jovens negros com base em uma abordagem super violenta que aconteceu durante o baile do Quarentão, nos anos 70, em Ceilândia, no Distrito Federal. Na época, os policiais invadiram o local e passaram a atirar contra negros. E tem mais: o rapper Marquim da Tropa, um dos atingidos, ficou paraplégico e marcou presença no longa. 

Onde assistir? Netflix. 

Emicida: Amarelo - É Tudo Para Ontem (2020) 

Muito além de mostrar os bastidores de um show icônico no Theatro Municipal de São Paulo, o artista resgata parte do legado e da cultura negra no Brasil. Com muita sensibilidade e um roteiro que passeia pela música indo até a política, o filme tem produção do Laboratório Fantasma e conta uma história invisibilizada pela hegemonia. 

Onde assistir? Netflix.

Malcolm X (1992)

Mais um longa com direção de Spike Lee. O filme biográfico narra a história do ativista Malcolm X, que teve o pai assassinado pela Ku Klux Klan e, por anos, viveu na luta pela liberdade do povo negro nos Estados Undios. A obra ainda mostra momentos importantíssimos como é o caso da sua relação com o Islã, até a sua morte em 1965. 

Onde assistir? Prime Video.

Famosos e Celebridades
Publicidade
Publicidade