3 eventos ao vivo

Xbox Series X e S ganham "truque" para rodar jogos do Xbox One a 60 fps

Mesmo com o foco da Microsoft em travar 60 quadros por segundo, um dos jogos compatíveis roda em 120 fps no Xbox Series S

17 fev 2021
23h32
atualizado às 23h47
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Microsoft anunciou na manhã desta quarta-feira (17) uma ferramenta chamada FPS Boost, capaz de fazer games retrocompatíveis e que rodam nos Xbox Series S e X exibirem seus conteúdos em 60 quadros por segundo de forma nativa, basicamente sem a necessidade de novos códigos ou atualizações.

FPS Boost faz jogos rodarem mais rápido nos Xbox Series S e X
FPS Boost faz jogos rodarem mais rápido nos Xbox Series S e X
Foto: divulgação/Microsoft / Tecnoblog

Um grande problema para um novo console durante os meses que se passam após seu lançamento, é a pequena quantidade de jogos disponíveis para a plataforma. Tanto o PlayStation 5, como os Xbox Series S e X contam com retrocompatibilidade para trazer games da geração passada para a atual. Mesmo com um hardware novo e muito mais potente, isso não significa que estes games apresentam melhorias significativas - a grande maioria apenas roda.

Aos poucos os desenvolvedores passam a atualizar os jogos, fazendo com que os games entendam que estão em um hardware mais potente e agora podem funcionar ao menos com uma taxa de quadros por segundo mais elevada, mesmo quando a resolução na tela é maior. A Microsoft resolveu dar uma mãozinha para este trabalho e apresentou uma ferramenta que faz mais ou menos isso em jogos retrocompatíveis com os novos Xbox Series S e X - focando nos lançamentos da geração passada, dos Xbox One.

A ferramenta é chamada FPS Boost e a promessa da Microsoft está na facilidade de implementação, não exigindo uma grande atualização do código do game para fazer o título aproveitar melhor o hardware mais potente onde roda naquele momento.

Por mais simples que possa parecer, o ganho de desempenho não é automático para toda a lista de jogos do Xbox One que podem rodar nos novos consoles. Neste primeiro momento a Microsoft anunciou cinco games compatíveis com a nova tecnologia, já funcionando em 60 e até 120 quadros por segundo nos Xbox Series S e X:

  • Far Cry 4;
  • New Super Lucky's Tale;
  • Sniper Elite 4;
  • UFC 4;
  • Watch Dogs 2.

"Escolhemos esta coleção inicial de títulos não apenas porque são populares entre os fãs, mas para destacar de várias formas como o FPS Boost pode melhorar sua experiência", diz a Microsoft no comunicado de lançamento. "Por exemplo, New Super Lucky's Tale pode rodar agora em 120 quadros por segundo e UFC 4 entrega melhorias no framerate específicas para o Xbox Series S, agora em 60 fps," complementa.

Segundo o canal Digital Foundry, o FPS Boost faz os games antigos trabalharem a API Direct3D de forma mais veloz dentro do console, enquanto o jogo "pensa que está rodando, na verdade, em 30 fps". Como os componentes são mais potentes, tanto o Xbox Series X como o S podem trafegar as informações com mais velocidade e assim o jogador recebe as informações com o dobro da taxa de frames - até quatro vezes mais rápido, se rodar em 120 fps.

Jogos compatíveis ganham selo nos Xbox Series S e X

Para facilitar a vida dos jogadores que buscam apenas os títulos já prontos para rodar em maior taxa de quadros por segundo, a Microsoft adicionou um novo selo para o jogo com FPS Boost, junto de outro para indicar a presença de HDR automático, nas informações do game.

A empresa também prometeu levar a nova ferramenta para jogos presentes dentro da assinatura do Xbox Game Pass, mas ainda não existe data prevista para a novidade chegar aos games.

Com informações: Microsoft e Ars Technica.

Xbox Series X e S ganham "truque" para rodar jogos do Xbox One a 60 fps

Veja também:

Silent Hill pode chegar em breve; entenda os rumores
Tecnoblog
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade