PUBLICIDADE

Xbox 360 e PS3 se mantêm populares nos emergentes

Videogames lançados há mais de uma década ainda fazem parte da estratégia para games como Fifa e Just Dance

16 jun 2018 - 22h52
(atualizado em 18/6/2018 às 10h34)
Compartilhar
Exibir comentários

Enquanto muita gente já começa a pensar em como pode ser a próxima geração de videogames, uma parte dos jogadores ainda está olhando no retrovisor: consoles como PlayStation 3, Wii e Xbox 360, lançados há mais de uma década, ainda são populares em algumas partes do mundo e vão receber novos jogos lançados na E3 em breve.

É o caso do game de futebol Fifa 19, da EA, que terá versões para PS3 e Xbox 360, e Just Dance 2019, da Ubisoft, que levará hits de Maroon 5 e do funk brasileiro para o Wii e o Xbox 360.

Não se trata, porém, de um fetiche pelo passado. "Há muita gente nos países emergentes que ainda jogam na geração antiga. Enquanto houver apetite, vamos continuar oferecendo", diz Matt Booty, diretor criativo do jogo de futebol da EA.

O Brasil é um desses mercados: segundo dados da Pesquisa Game Brasil, feita pela produtora Sioux Interactive e pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) em maio deste ano, o Xbox 360 ainda é o videogame mais popular do País - mesmo tendo sido lançado em 2005.

Nada menos que 32% dos quase 3 mil entrevistados pela pesquisa disseram ter o Xbox 360 em casa. Ele é seguido de perto pelo PlayStation 3 e pelo PlayStation 2. Já dispositivos da geração atual, como PS4 e Xbox One, só aparecem na quarta e na quinta posição do ranking.

"Estamos atrasados na base instalada, seja pela falta de investimento da indústria ou pela fragilidade da economia", diz o professor da ESPM, Guilherme Camargo.

Para Bertrand Chaverot, vice-presidente da Ubisoft na América Latina, o baixo poder aquisitivo na região também favorece os "veteranos" - títulos para PS3 e Xbox 360 costumam ter preço R$ 50 abaixo das versões para consoles atuais. "Nem todos os jogadores tem uma 'mesada' que suporta a compra de um videogame de última geração", diz o executivo. E reforça: "2018 é o último ano que lançamos Just Dance para os consoles antigos."

A Konami, que lançou o jogo de futebol Pro Evolution Soccer para PS3 e Xbox 360 até o ano passado, desistiu das plataformas antigas nesse ano. "Preferimos focar nosso time para desenvolver um jogo melhor para a geração atual", explica Lennart Bobzien, gerente de marca de PES para o mercado europeu. "Sei que na América Latina o game ainda vendia bem, mas infelizmente temos de dar o próximo passo."

Para o professor de comunicação digital da PUC-RS, André Pase, o público que continua no passado não está interessado em se atualizar. "São pessoas que não precisam mudar de plataforma para ter só uma nuance nova de uma diversão que já conhecem", afirma.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade