PUBLICIDADE

Sony revela especificações técnicas do novo PS5

Com armazenamento em SSD, 16 GB de RAM e 10,28 teraflops de processamento, PlayStation 5 deve acabar com telas de carregamento

18 mar 2020 - 14h54
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários

A Sony divulgou, em transmissão online na tarde desta quarta-feira (18), as especificações técnicas do hardware do PlayStation 5. Entre os destaques, estão armazenamento em SSD de 825 GB, poder gráfico de 10.28 Teraflops e retrocompatibilidade com PS4. Nada foi confirmado a respeito do preço, do design e da data de lançamento.

A ficha técnica do novo console foi divulgada com apresentação do arquiteto-chefe da divisão PlayStation na Sony, Mark Cerny. O conteúdo do vídeo seria divulgado na Game Developers Conference 2020 (GDC), cancelada devido ao novo coronavírus.

Sony não confirmou design, preço ou previsão de lançamento do PS5
Sony não confirmou design, preço ou previsão de lançamento do PS5
Foto: Divulgação / Sony

O PS5 terá um processador AMD Zen 2 de oito núcleos com processamento de até 3,5 GHz. O chip gráfico usa arquitetura RDNA 2, com poder gráfico de 10,28 teraflops e frequência de até 2,23 GHz. A tecnologia Ray-Tracing, que entrega luzes e sombras mais fiéis à realidade, será incorporada diretamente no hardware.

Já no armazenamento, o console tem um SSD de 825 GB, com taxa de transferência de dados de 5,5 GB/s — ou seja, o PS5 consegue acessar os dados do jogo com muito mais rapidez. Dessa maneira, a performance do console deve ser aprimorada, enquanto que as telas de carregamento durante o gameplay devem ser praticamente extintas. Cerny comparou a duração de uma viagem rápida no game Spider-Man: no PS4 Pro, o loading demora 15 segundos, enquanto que no novo PS5, demora 0.8 segundo.

A Sony também anunciou uma tecnologia de áudio multidimensional, que dará ao jogador sensações de profundidade e localização, com ou sem fones de ouvido. A nova geração também terá retrocompatibilidade com jogos do PS4 e resolução máxima em 8K.

Arquiteto-chefe da divisão PlayStation, Mark Cerny apresentou detalhes do hardware do novo console
Arquiteto-chefe da divisão PlayStation, Mark Cerny apresentou detalhes do hardware do novo console
Foto: Reprodução / Sony

Confira os detalhes do hardware:

  • CPU: Processador AMD de 8x núcleos Zen 2 em 3.5 Ghz (frequência variável)
  • GPU: 10.28 teraflops (TFLOPs), 36 CUs (unidades de computação) em 2.23 GHz (frequência variável)
  • Arquitetura da GPU: Custom RDNA 2
  • RAM: 16 GB DDR6/256-bit
  • Largura de banda de memória: 448GB/s
  • Armazenamento interno: 825GB SSD customizado
  • IO: 5.5GB/s (Raw), Typical 8-9GB/s (Compressed)
  • Armazenamento expansível: entrada para NVMe SSD
  • Armazenamento externo: suporte para HDD com USB
  • Leitor de discos: 4K UHD Blu-ray
  • Suporte a Ray-Tracing em tempo real
  • Retrocompatibilidade com jogos de PS4

As especificações são ligeiramente inferiores às do Xbox Series X, principal concorrente. Entretanto, não é possível comparar os dois aparelhos apenas com base em números, já que customizações de arquitetura podem otimizar ainda mas os consoles.

A japonesa ainda mantém algumas incógnitas: nada foi dito a respeito do design do aparelho e dos controles, data de lançamento e preço. Espera-se, no entanto, que o console chegue às lojas no fim do ano, junto com o novo Xbox. Outras novidades devem ser anunciadas em outras lives nos próximo meses, já que grandes eventos e feiras de games vêm sendo canceladas por conta do avanço do novo coronavírus.

Veja também:

E o futuro da E3, cancelada por causa do coronavírus?:
Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade