0

PlayStation 5 é confirmado para 2020; veja tudo sobre o novo console

Novo PlayStation deve ter compatibilidade com jogos e acessórios do PS4; expectativa é de que videogame chegue ao mercado no final do ano que vem

8 out 2019
05h11
atualizado às 10h23
  • separator
  • 0
  • comentários

Quase seis anos após o lançamento do PlayStation 4, as expectativas sobre o lançamento de um novo videogame da Sony ficam cada vez mais fortes. Ao longo de 2019, a Sony já deu diversas pistas de que trabalha num sucessor de seu atual console - em entrevista à revista Wired, o "pai do PlayStation 4", o engenheiro Mark Cerny, confirmou que a empresa terá um novo videogame com suporte à resolução 8K, terá suporte a jogos do PS4 e também usará um disco de estado sólido (SSD, na sigla em inglês) no lugar de um disco rígido, o que pode melhorar o desempenho do videogame.

Na manhã desta terça, 8, a Sony confirmou oficialmente que o console se chamará PlayStation 5. Em post em seu blog, a empresa confirmou também que ele será lançado no final de 2020 - o preço não foi revelado.

Ainda não é possível saber tudo o que o novo console terá, mas a Sony já deu algumas pistas sobre os recursos da nova máquina. Com o anúncio oficial, a empresa revelou mais duas características do videogame: Haptic Feedback e Adaptive Triggers.

Confira o que já se sabe até agora sobre o novo Playstation

Adaptive Triggers: Os botões L2 e R2 poderão ser programados pelos desenvolvedores para resistir aos movimentos do jogador. Com isso, ele pode experimentar de forma mais fiel, por exemplo, a resistência da corda ao disparar um arco.

Haptic Feedback: O jogador vai experimentar mais sensações táteis nos controles, de modo que bater um carro na parede passará uma sensação diferente do que tomar um carrinho num jogo de futebol.

Suporte para resolução 8K: O console deve ter suporte para uma ultra resolução de imagem, apresentando o dobro de nitidez da tecnologia 4K. O 4K é capaz de exibir com nitidez e riqueza de detalhes imagens em 3840 pixels por 2160 pixels. A expectativa, portanto, é que os jogos lançados para telas de 7680x4320 tenham definição máxima. A nitidez, porém, só é alcançada caso todos os aparelhos e componentes envolvidos estejam no mesmo nível de resolução - e isso inclui as TVs 8K, hoje ainda muito longe do bolso médio dos brasileiros.

SSD: o componente substitui o HD, aumentando velocidade de carregamento das animações dos games. Por não possuir partes móveis, o SSD é mais resistente a traumas físicos e transmite as informações com mais velocidade. Outra vantagem é que o SSD mantém o desempenho em ambientes acima de 70°C, mais do que a temperatura suportada pelo HD.

Compatibilidade com jogos e óculos de realidade virtual do PlayStation 4: diferentemente do que aconteceu entre a transição do PS3 para o PS4, o PS5 deve ser compatível com os jogos e dispositivos do seu antecessor. Para o jogador que já tinha produtos voltados ao PS4, portanto, não há previsão de perdas no novo modelo

Suporte à tecnologia ray tracing: de acordo com Kenichiro Yoshida, diretor-executivo da Sony, a quinta geração PlayStation deve contar com o ray tracing, renderização de gráficos 3D de alta performance que usa recursos de luz e sombra para transmitir maior impressão de profundidade aos jogadores

Desempenho: Processador gráfico Radeon Navi e hardware com processador de oito núcleos com chips Ryzen, ambos produzidos pela AMD: maior velocidade de movimentos nas animações e carregamento mais rápido de fases e itens dos jogos

Estadão
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade