7 eventos ao vivo

Microsoft apresenta Xbox One e foca em interação com TV

Concorrente da do Playstation 4 também será lançado em 2013 e terá mais detalhes divulgados em junho

21 mai 2013
14h09
atualizado em 10/12/2013 às 17h35
  • separator
  • 0
  • comentários

Depois de ver os fãs do Playstation 3 celebrarem o nascimento de seu sucessor, o Playstation 4, foi a vez dos seguidores do Xbox finalmente conhecerem a nova geração do console. Anunciado oficialmente na tarde desta terça-feira (21) em Seattle, nos Estados Unidos, a nova plataforma, batizada de Xbox One, apresentou seu novo conceito, focado na interação com TV e usuário. O lançamento do novo console acontecerá ainda em 2013, segundo Don Mattrick, presidente da área de entretenimento e negócios da Microsoft.

Novo console da Microsoft será lançado ainda em 2013
Novo console da Microsoft será lançado ainda em 2013
Foto: Divulgação

A apresentação começou com trilha sonora emocionante e depoimentos de funcionários da Microsoft, incluindo seu fundador, Bill Gates, sobre a tecnologia e entretenimento. "Tive minha carreira inteira focada em tecnologia de entretenimento e nunca estive tão empolgado", disse Mattrick, focando na interação que Xbox terá com a TV e os seus usuários. "Estávamos focados em fazer tudo em um sistema. Acreditamos que podemos envolver tudo o que vocês amam em uma coisa só", completou.

"Tive minha carreira inteira focada em tecnologia de entretenimento e nunca estive tão empolgado", disse Don Mattrick, presidente da área de entretenimento e negócios da Microsoft ao apresentar o Xbox One
"Tive minha carreira inteira focada em tecnologia de entretenimento e nunca estive tão empolgado", disse Don Mattrick, presidente da área de entretenimento e negócios da Microsoft ao apresentar o Xbox One
Foto: AP

A confirmação da fabricante norte-americana veio no dia 24 de abril, quando anunciaram o evento desta terça-feira com um post em seu site oficial: "uma nova geração revelada". Assim como a concorrente Sony, a Microsoft optou por mostrar seu novo console em dois eventos separados. Além do dados exibidos em Seattle, características mais detalhadas do Xbox One serão conhecidas na E3, cultuada feira gamer que acontece entre 11 e 13 de junho, em Los Angeles.

O executivo Yusuf Mehdi assumiu a apresentação e mostrou algumas funcionalidades do Xbox One, principalmente sua navegação pelos menus e novamente sua interação com a TV. Usando os comandos de voz, ele mostrou como é possível navegar para assistir canais abertos, navegar na internet, assistir a filmes ou até atender chamadas via Skype, tudo na mesma tela. "Esse é o lugar onde você se conecta música, jogos, filmes e ligações, tudo que é entretenimento em um lugar só", completou. 

Especificações
Boa parte do que era esperado sobre a parte técnica do Xbox One se confirmou. O novo console terá um drive de Blu-Ray, Wi-Fi, 8GB de RAM, 500 GB HDD e saídas de HDMI (entrada e saída e USB 3.0. O controle do console sofreu poucas alterações de design em relação ao seu antecessor, mas teve melhorias em sua sensibilidade. "Um controle de game feito por vocês, gamers", explicou Marc Whitten, vice-presidente da Xbox Live.

Esportes
Falando um pouco sobre os games que estarão no Xbox One, Andrew Wilson, da EA Sports, focou sua apresentação falando sobre títulos esportivos, como Fifa, UFC e Madden. Depoimentos do lutador Jon Jones e do jogador Lionel Messi, encorparam o discurso do executivo.

Franquias exclusivas
A tática de fidelizar gamers com franquias exclusivas será uma das estratégias da Microsoft com o Xbox One. Phil Spencer, da Microsoft Studios, afirmou que eles lançarão no primeiro ano do do console 15 títulos exclusivos, sendo oito deles de novas franquias.

Série de TV
Apresentado por ninguém mais ninguém menos que Steven Spielberg, o Xbox One também terá uma série de TV da franquia Halo, que será comandada pelo cineasta.

O novo console terá um drive de Blu-Ray, Wi-Fi, 8GB de RAM, 500 GB HDD e saídas de HDMI (entrada e saída e USB 3.0
O novo console terá um drive de Blu-Ray, Wi-Fi, 8GB de RAM, 500 GB HDD e saídas de HDMI (entrada e saída e USB 3.0
Foto: Reuters

Legado
A primeira geração do Xbox foi lançada nos EUA em novembro de 2001, trazendo ao mercado um concorrente à altura do Playstation 2, que chegou às lojas no ano anterior. A estreia da Microsoft no mercado de consoles rendeu a venda de mais de um milhão de aparelhos em suas três semanas iniciais de vendas.

Apenas um ano após o Xbox chegar ao mercado, a Microsoft lançou o Xbox Live, primeira rede de games pela internet, que permitiu aos usuários, mediante o pagamento de uma taxa, jogar via web com outros consumidores. Em quatro meses, a novidade já registrava 350 mil usuários.

Em 2005, o modelo conquistou a Europa e atingiu a marca de 5 milhões de consoles vendidos pouco mais de três anos após chegar ao mercado. No mesmo ano, em novembro, foi lançado o Xbox 360, que superou a Sony em planejamento e conseguiu ter seu console nas lojas um ano antes da concorrente. No total, o aparelho vendeu mais de 75 milhões de cópias, superando o Playstation 3 com seus 70 milhões.

Outra grande novidade do Xbox foi o Kinect. O aparelho permitiu ao usuário jogar pela primeira vez sem o uso de controles, pois ele captava seus movimentos, proporcionando o surgimento de uma série de games específicos, como do gênero de dança.

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade