PUBLICIDADE

"Os games devem aprender com os filmes", diz David Cage

Criador de jogos cinematográficos como 'Heavy Rain' disse na GDC Europe que o futuros dos games é a emoção

20 ago 2013 - 12h06
(atualizado às 12h09)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>David Cage (centro) dirige atores Ellen Page e Willem Dafoe na captura de movimentos para 'Beyond: Two Souls'</p>
David Cage (centro) dirige atores Ellen Page e Willem Dafoe na captura de movimentos para 'Beyond: Two Souls'
Foto: Divulgação

Um dos novos gurus da indústria dos games, David Cage, CEO do estúdio Quantic Dream e principal idealizador dos jogos “cinematográficos” Heavy Rain e Beyond: Two Souls, disse na GDC Europe, nesta segunda-feira (20), que os desenvolvedores não devem ser contra “pegar emprestados” técnicas do cinema para criar jogos com maior emoção e significado.

“Eu acho que os videogames têm aprendido com os filmes há 30 anos”, disse. “Quando você pensa em um título de terror que jogou, basicamente eles pegaram todos os códigos visuais dos filmes. Pense o mesmo sobre um jogo de ação – eles pegaram os códigos dos filmes. Nós devemos aprender com os filmes, e temos muito que aprender.”

Segundo Cage, a fusão entre cinematografia e interatividade – ou o casamento entre técnicas de filmagem e desenvolvimento dos games – aumenta a experiência. Exemplo disso é o uso de atores reais para capturar movimentos e expressões faciais.

O desenvolvedor também defendeu que nenhuma expressão de arte é criada do zero, sem referência. A fotografia foi inspirada do teatro, os filmes da fotografia e os games dos filmes. “Ambos os meios querem criar emoção usando imagens que se movem. Nós devemos ficar inspirados”.

Com isso, Cage conclui que o futuro dos games não é melhores gráficos, mas sim o esforço para criar histórias.

Veja 35 minutos da jogabilidade de 'Beyond: Two Souls':

“Eu tenho clamado por anos que o futuro dos games é a emoção. Seis, sete anos atrás, as pessoas riam de mim e diziam: ‘não, o futuro são os jogos de tiro’. Mas agora os desenvolvedores de FPS estão dizendo ‘se podemos ter emoção e bons personagens, será um jogo melhor’. E eles estão certos”, defendeu.

“O futuro é emoção, claro, mas também tem que ter significado”, continuou. “Podemos criar um jogo que tem algo para dizer? Jogos vão deixar uma marca em você, que mudará o que você pensa pelo menos um pouco?”, desafiou os presentes. 

Com a atriz Ellen Page protagonizando a médium Jude, que recebe os poderem da entidade Eiden, Beyond: Two Souls será lançado em 8 de outubro exclusivamente para PlayStation 3. 

Com informações do site Polygon. 

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://games.terra.com.br/infograficos/qual-sera-seu-proximo-console/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade