0

Epic apresenta Unreal Engine 5 com gráficos super realistas

Novo motor gráfico da empresa deve trazer melhorias na iluminação, na textura de objetivos e na renderização de elementos

14 mai 2020
13h37
atualizado às 13h39
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

A Epic Games apresentou, na quarta-feira (13), a nova geração do seu motor gráfico para games. Batizada de Unreal Engine 5, a tecnologia deve trazer melhorias significativas na iluminação e nas texturas de objetos, possibilitando gráficos que beiram ao ultrarrealismo.

Para demonstrar o poder gráfico da nova geração, a empresa exibiu uma demo de gameplay rodando em tempo real no PlayStation 5 (PS5), chamada Lumen in the Land of Nanite (Lumen na Terra de Nanite, em tradução livre). Essa é a primeira vez que vemos um jogo rodando no futuro console da Sony, que deve chegar ao mercado no fim de 2020.

Cena da demonstração do novo Unreal Engine 5, rodando no PS5
Cena da demonstração do novo Unreal Engine 5, rodando no PS5
Foto: Reprodução / Epic Games

No jogo, vemos uma mulher explorando uma caverna, escalando paredes e descobrindo um templo. Depois, ela voa em direção a um portal, enquanto se esquiva de ruínas. Os gráficos rodam a 1440p “na maior parte do tempo” e 30 frames por segundo (fps) — o que vai contra a uma das expectativas da nova geração de consoles, que promete gráficos 4K a 60 fps. A demo não contou com ray tracing, embora a Epic prometa o suporte.

Assista à demo:

Comparado ao motor gráfico anterior, a Unreal Engine 4, são duas grandes novidades. A primeira é a ferramenta Lumen: trata-se de uma tecnologia de iluminação global dinâmica que “reage imediatamente às mudanças de ambiente e luz do jogo”; ou seja, o motor calcula como a luz bate e reflete nos elementos, semelhante ao que o Ray Tracing faz.

A outra novidade é a nanotecnologia Nanite, que permitirá a criação de detalhes geométricos mais realísticos em larga escala. Em certo momento da demo, por exemplo, a personagem entra em um local com 500 estátuas dispostas pelo ambiente. Pelo menos 16 bilhões de triângulos estão sendo renderizados em tempo real na cena.

Atualmente, a maioria das ações e mudanças que ocorrem no ambiente são previamente renderizadas, pois os arquivos são tão pesados que se tornam praticamente impossíveis de rodar em tempo real. Isso deve mudar com a Unreal Engine 5, o que vai facilitar e agilizar o trabalho de desenvolvedores.

A produtora fez questão de ressaltar a retrocompatibilidade entre as gerações do motor. Segundo a Epic, desenvolvedores que começarem seus projetos no atual motor gráfico poderão migrá-los e finalizá-los no novo motor, sem maiores complicações, e vice-versa.

Uma prévia do Unreal Engine 5 será disponibilizada a desenvolvedores no início de 2021, e sua versão completa chegará apenas no fim do ano. O motor será compatível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X, PC, Mac, iOS e Android. Já o principal game da Epic, o battle royale Fornite, será migrado para a nova engine na metade de 2021.

Veja também:

 

Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade