Maior vitrine de games independentes brasileiros, o BIG Festival (Brazil’s Independent Games Festival) chega em seu oitavo ano totalmente remodelado por conta da pandemia do novo coronavírus. O evento se chamará BIG Digital e ocorrerá entre os dias 22 e 26 de junho.
O público em geral poderá participar, nos dias 24 e 25, de palestras gratuitas sobre a indústria de games. Entre os destaques, estão as apresentações do Google sobre o mercado mobile, as novidades da Unreal Engine, como usar o Snapchat para converter usuários e um painel sobre racismo e videogames como espaços hegemônicos de poder. Também está previsto um showcase, em que desenvolvedores brasileiros irão mostrar suas produções que devem chegar às lojas ainda neste ano. A programação completa está abaixo.
Jogadores também poderão participar do primeiro torneio amador de esports aberto ao público. Serão dois torneios separados: um para Free Fire e outro para Brawl Stars. As partidas ocorrem entre os dias 18 e 20.
O BIG também oferece rodadas de negócios, mediante pagamento de R$ 350, voltadas aos produtores e desenvolvedores que queiram se relacionar com outras empresas nacionais e internacionais. Entre as companhias confirmadas, estão Google, Unreal, XBox, Snapchat, entre outras.
Segundo o diretor do BIG, Gustavo Steinberg, mais de 160 profissionais brasileiros e outros 90 gringos se cadastraram na plataforma de negócios. Para ele, os números refletem o interesse crescente dos desenvolvedores, mesmo em plena pandemia. “Esperamos mais adesões nessas duas semanas que faltam para o evento, com a entrada de grandes players internacionais que já anteciparam sua participação para a organização do evento”, diz.
As atividades têm vagas limitadas; portanto, inscreva-se diretamente no site do evento.
Confira a programação:
Quarta-feira, 24 de junho
Os desafios do E-Sports no Brasil
- Horário: 9h às 9h50
- Moderadora: Ivelise Fortim, Homo Ludens Research & Consulting
- Participantes:
- Yuri “Fly” Uchiyama, cofundador e CEO do Gamers’ Club
- Luiz Gustavo Pacete, editor-assistente do Meio & Mensagem
Gerenciamento de Riscos para seu estúdio de games
- Horário: 10h40 às 11h30
- Participante: Mark Venturelli, fundador e CEO da Rogue Snail
Novidades sobre a Epic Games e a Unreal Engine para 2020
- Horário: 11h30 às 12h20
- Participante: Paulo Souza, Unreal Engine Evangelist da Epic Games
O Brasil visto de fora
- Horário: 12h20 às 13h10
- Participantes:
- Jeff Valadares, Founder and CEO da Doppio Games
- Antonio Teoli, Founder da Andromeda Sounds
- Drussila Hollanda, Project Lead da Supercell
- Reginaldo Valadares, GM/VP Product da Scopely
4 Passos para Trabalhar com External Development Remotamente no "Novo Normal"
- Horário: 13h10 às14h00
- Participante: Carla Rylance, External Development Manager da XBOX's The Coalition Studio e XDS Advisory Committee Member
Uma Visão Geral da Indústria de Mobile Games: Grandes Oportunidades para Desenvolvedores
- Horário: 14h00 às 14h50
- Participantes:
- Carlos Estigarribia - CEO da Right Zero
- John Peterson, Vice President and M&A da Jam City
- Fraser MacInnes, Director Of Business Development da Scopely
- Falko Bocker, Senior Publishing Manager da JoyPac
Criando para o Metaverso: Uma Conversa com os Desenvolvedores da Roblox
- Horário: 14h50 às 15h40
- Participante: Justin Souza, Head of Developer Community da Roblox
MADE IN BRAZIL: O Incrível Mercado Brasileiro de Desenvolvimento Externo (XD)
- Horário: 17h20 às 18h10
- Moderador: Thiago de Freitas, Diretor Executivo da Kokku
- Participantes:
- Augusto Santana, Business Manager da PUGA Studios
- Felipe Marlon, Business Development da PushStart
- Luiz Eduardo Adler Pimentel Duarte, Founder & CEO da Smash Mountain Studio
- Luiza Guerreiro, CEO da Explot
- Fabio Gomes, Lead Developer da Diorama Digital
Showcase de Jogos Brasileiros 2020
- Horário: 18h10 -19h40
- Participantes:
- Leonardo Minozzo, Owner da Cafundó
- Marcelo Marcati, Co-Founder & Chief Creative Officer da Venturion VR
- Paulo Lafetá, Producer and Developer da Flipstar
- Rogerio Favero, Senior Game Designer & Game Producer da Playlearn
- Luiz Eduardo Adler Pimentel Duarte, Founder & CEO da Smash Mountain Studio
- Leonardo Batelli, CEO and Creative Director da Bad Minions
- Rafael Costa, Founder| Project Manager da Monomyto
- Pedro Kayatt, Co-founder da VRMonkey
- Luis Gustavo Sampaio, Game Designer and Project Manager da Mad Mimic
- Rafael Ferrari, Co-founder da Skullfish Studios
- Felipe Marlon, Business Development da PushStart
- Henrique Verçosa Muradas, Co-founder and Creative Director da Sunland
Quinta-feira, 25 de junho
Panorama da Indústria Independente de Games, a "Indiestry"!
- Horário: 09h40 - 10h40
- Moderador: Paulo Luis Santos, Founder at Flux Games
- Participantes:
- Christopher Wulf, Publishing Director da Those Awesome Guys
- Yves Le Yaouanq, Senior Open Innovation Manager da Ubisoft
Jogos da Argentina para o Mundo
- Horário: 10h40 - 11h30
- Participantes:
- Mariano Jorge Obeid, Co-Founder, Director & Business Developer da Killabunnies
- Martin Spinetto, Founder & CEO da Widow Games
- Pablo Mayer, Co-founder da The Other Guys
Expandindo Fronteiras além do Brasil: casos reais no Canadá, EUA e UK
- Horário: 11h30 - 12h20
- Moderador: Saulo Camarotti, CEO & Founder at Behold
- Participantes:
- Dario Souza, CEO & Founder da Gazeus
- Pérsis Duaik, CEO da DUAIK
- Rodrigo Terra, Co-Founder da | CTE | ARVORE
O Inexplorado Mercado LATAM
- Horário: 12h20 às 13h10
- Participantes:
- Florencia Fole, Business Development Manager da Terra Localizations
- Marina Ilari, CEO da Terra Localizations
Pixel Ripped: O Uso de Memórias Afetivas para Aumentar a Imersão em Jogos VR
- Horário: 14h às 14h50
- Participantes:
- Ana Ribeiro, Pixel Ripped Creative Director da ARVORE Immersive Experiences
- Barbara Framil, Narrative Designer da ARVORE Immersive Experiences
- Pedro Câmera, Concept Artist da ARVORE Immersive Experiences
Level Up seu jogo para mobile com o Snapchat!
- Horário: 14h40 às 15h40
- Participante: Max Rivera, Commercial Lead de Snapchat Latam & EU
A Explosão dos Jogos Adultos
- Horário: 16h30 às 17h20
- Participante: Jorge Rosales, Business Development da Nutaku
Novidades no Google Play!
- Horário: 17h20 às 18h00
- Participante: Daniel Trócolli, Strategic Partnerships Manager do Google Play Games, LATAM
Google: Estratégias de Expansão em Mobile Gaming
- Horário: 18h às 18h40
- Participante: Lucas Bertolino, Apps Business Development Manager do Google