4 eventos ao vivo

5 grandes ‘games’ de detetive para você investigar

Conheça cinco games que farão você despertar seu lado investigativo

3 dez 2015
10h00
  • separator
  • 0
  • comentários

Nem sempre a solução para um problema é óbvia, e os games de detetive são os que melhor provam isso. Donos de cenários detalhados e de tramas complexas, cheias de reviravoltas, os jogos do gênero são quase sempre desafiadores. E por isso separamos aqui cinco dos melhores videogames lançados recentemente. Confira a seguir.

 

Grim Fandango

Manny Calavera é o protagonista neste clássico absoluto dos games de detetive
Manny Calavera é o protagonista neste clássico absoluto dos games de detetive
Foto: LucasArts / Divulgação


Um clássico absoluto, o adventure aponte-e-clique Grim Fandango foi lançado ainda em 1998 pela LucasArts, o estúdio fundado por ninguém menos que George Lucas, criador de Star Wars. O universo em que está situado o protagonista Manny Calavera não tem nada de espacial, no entanto, a inspiração para a Terra dos Mortos vem da cultura asteca, e a temática é toda baseada no feriado mexicano Día de Los Muertos. No papel do personagem (que começa o game como uma espécie de agente de viagens), o jogador precisa investigar uma conspiração envolvendo seu chefe e o destino dos recém-chegados ao submundo. Se você não tem a versão original para PCs, fique tranquilo: o estúdio Double Fine lançou o game remasterizado neste ano e com direito a versões para PC, PS4 e PS Vita.

 

Sam & Max Season One: Sam & Max Save the World

Um coelho e um cachorro de terno são os investigadores neste jogo
Um coelho e um cachorro de terno são os investigadores neste jogo
Foto: Telltale Games / Divulgação


Se uma caveira detetive é algo inusitado, o que dizer de uma dupla formada por um cachorro de terno e gravata e um coelho nu? Pois esses são Sam e Max, investigadores particulares que precisam resolver diversos mistérios para salvar o mundo na primeira temporada de seu game mais recente. A jogabilidade é similar à do game de Manny Calavera, o que significa que o jogador terá que explorar a fundo cada cenário em busca de pistas e itens importantes. O jogo, que teve capítulos lançados entre 2006 e 2007, ganhou uma versão completa em 2007 para PCs, 2009 para Xbox 360 e 2008 para Wii.

 

Heavy Rain

Heavy Rain é praticamente um filme de investigação interativo
Heavy Rain é praticamente um filme de investigação interativo
Foto: Sony / Divulgação


Conhecido por ser praticamente um filme interativo, Heavy Rain conta a história de quatro personagens “assombrados” por um assassino em série chamado Origami. As ações do jogador são basicamente limitadas a opções apresentadas na tela, e a história é contada através do ponto de vista do quarteto de protagonistas – que são controlados de forma alternada. As decisões tomadas no decorrer no game afetam diretamente no final, e é possível terminar o jogo de diversas formas. O Heavy Rain está disponível apenas para PS3.

 

L.A. Noire

As expressões faciais dos personagens mudam, caso eles estejam mentindo
As expressões faciais dos personagens mudam, caso eles estejam mentindo
Foto: Rockstar / Divulgação


Publicado pela Rockstar, a mesma empresa por trás de GTA, o game de detetive tem um visual bem mais noir do que o dos outros games da marca. Isso porque a história se passa no fim da década de 40, e o protagonista é o veterano da segunda guerra Cole Phelps. Agora policial e investigador, o personagem precisa crescer no emprego novo enquanto tenta gerenciar a própria vida e descobrir o que aconteceu com seus ex-companheiros de combate, que estão sendo brutalmente assassinados. Um dos destaques do jogo é o detalhamento nas expressões faciais dos personagens, que mudam caso eles estejam mentindo. L.A. Noire ganhou versões para PC, Xbox 360 e PS3.

 

The Wolf Among Us

No papel do Lobo Mau, você precisa investigar os assassinatos que estão assombrando as fábulas
No papel do Lobo Mau, você precisa investigar os assassinatos que estão assombrando as fábulas
Foto: Telltale Games / Divulgação


Baseado em uma história em quadrinhos, o game da Telltale foi dividido em cinco capítulos, cada um contando uma parte da trama que envolve versões atualizadas de fábulas conhecidas. O protagonista é o Lobo Mau, que veio para o mundo real junto com outros personagens de contos de fadas. Tentando ser bom e deixar o passado negro para trás, o Lobo Grande e Mau assume o cargo de xerife no condomínio onde quase todos eles vivem, localizado na periferia de Manhattan. Cabe a ele, então, investigador e resolver os assassinatos que começaram a assolar o conturbado mundo das fábulas. O jogo tem versões para PC, Xbox One, Xbox 360, PS4, PS3, PS Vita, iOS e Android.

 

Fonte: Dialoog Comunicação
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade