1 evento ao vivo

Festival de Berlim dá ênfase a pautas políticas em edição de 2019

6 fev 2019
17h31
  • separator
  • 0
  • comentários

Uma mãe fugindo de seu marido violento, um assassino em série que visa mulheres e um surto de fome na Ucrânia dos anos 1930 são alguns dos temas sociais e políticos de peso explorados nos filmes a serem exibidos no Festival Internacional de Cinema de Berlim deste ano.

Atriz Juliette Binoche, presidente do júri do festival de cinema de Berlim 6/2/2019 REUTERS/Fabrizio Bensch
Atriz Juliette Binoche, presidente do júri do festival de cinema de Berlim 6/2/2019 REUTERS/Fabrizio Bensch
Foto: Reuters

Com poucos astros, mas com vigorosa paridade de gêneros e no engajamento político, a Berlinale de 2019 começa na noite de quinta-feira com a estreia de "The Kindness of Strangers", da diretora dinamarquesa Lone Scherfig.

O filme passado em Nova York trata de Clara, interpretada por Zoe Kazan, que foge de seu marido policial violento e aborda questões de poder e abuso que permeiam grande parte do festival.

Entre os destaques estão "Marighella", filme dirigido por Wagner Moura que relata a morte do escritor Carlos Marighella nas mãos da ditadura militar brasileira, e "Mr. Jones", da diretora polonesa Agnieszka Holland, que conta a história de um jornalista galês cujas reportagens dos anos 1930 da União Soviética expuseram o horror da fome na Ucrânia.

Outro filme muito cotado é "The Golden Glove", do diretor alemão Fatih Akin, história real apavorante de um serial killer que atacava mulheres no bairro do porto de Hamburgo nos anos 1970.

Embora haja estrelas no festival -incluindo Juliette Binoche, presidente do júri-, a atmosfera mais contida é típica de Dieter Kosslick, diretor que se despede da Berlinale, disse Scott Roxborough, chefe da redação europeia da publicação Hollywood Reporter.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade