PUBLICIDADE

Estátua de Teddy Roosevelt é removida do museu de Nova York

19 jan 2022 18h20
ver comentários
Publicidade

Funcionários retiraram nesta quarta-feira uma estátua imponente do ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt do lado de fora do Museu Americano de História Natural de Nova York.

A "Estátua Equestre de Theodore Roosevelt", encomendada em 1925 e revelada ao público em 1940, retrata Roosevelt em um cavalo, com um indígena e um negro a pé ao seu lado. Foi criticada por alguns como um símbolo do colonialismo e do racismo.

A comissão de design público da cidade de Nova York votou em junho passado para removê-la, informou o museu. Seu novo destino será a Biblioteca Presidencial Theodore Roosevelt em Medora, Dakota do Norte, segundo o New York Times.

O museu informou em seu site estar orgulhoso de sua longa associação com a família Roosevelt, acrescentando: "Ao mesmo tempo, a própria estátua comunica uma hierarquia racial que o Museu e membros do público consideram perturbadora há muito tempo."

Roosevelt, que foi presidente de 1901 a 1909, era conhecido por seu jeito exuberante e ousado. Ele implementou reformas antitruste e conservacionistas, embora os críticos digam que ele adotou uma abordagem intervencionista na política externa, incluindo a projeção do poder naval dos EUA em todo o mundo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Publicidade
Publicidade