O live-action de Lilo & Stitch ainda nem estreou, mas já está causando polêmica
A nova produção da Disney está sendo acusada de embranquecer uma das personagens principais.
Lilo & Stitch é um dos diversos live-actions de animações da Disney que estão prestes a estrear. No entanto, antes mesmo do início das gravações, a produção já está sendo criticada. O motivo é a escalação de Sydney Agudong como Nani, irmã mais velha de Lilo.
No Twitter, vários fãs da animação questionaram o tom de pele mais claro da atriz em relação à personagem original, afirmando que a Disney está embranquecendo o longa-metragem. Agudong é descendente de havaianos e filipinos nativos e cresceu na ilha havaiana de Kaua'i. Confira alguns dos comentários feitos na rede social:
"Lilo & Stitch é tão próximo e querido do meu coração e um filme tão importante em geral. É uma pena que o casting para a versão live-action esteja empregando colorismo quando seria tão fácil não fazer isso."
lilo and stitch is so near and dear to my heart and such an important movie in general. it's a shame that the casting for the live action version is employing colorism when it would've been so easy not to https://t.co/UcIAzK2Y0t
— elly belle 🔮 (they/them) (@literElly) April 14, 2023
"Em primeiro lugar, Kanaka Māoli vem em uma variedade de tons. Mas, não muda o fato de que o colorismo será o tema do conto no elenco de Lilo & Stitch. E não podemos ignorar como a Disney mostra Kanaka em live-actions."
First off Kanaka Māoli come in a variety of shades.
But, it doesn't change that colorism will be the tale tell issue in the casting of Lilo and Stitch. And we can't ignore how Disney goes about showing Kanaka in live action settings. https://t.co/SnUH1AxKZ1
— A lil' Ghost with Satyr Horns (@aGhostofeli) April 14, 2023
"A chamada de elenco para o filme live-action de Lilo & Stitch", escreveu uma das pessoas, ilustrando na imagem que tons mais claros são "ok" para a Disney, enquanto os mais escuros não são.
The casting call for the live action lilo and stitch movie: pic.twitter.com/jkq9UGnS3J
— He's a libra moon! (@nayathedisciple) April 14, 2023
Até agora, a Disney ainda não respondeu à controvérsia. Vale mencionar que a Lilo já foi escolhida e será a atriz mirim Maia Kealoha, que desempenhará seu primeiro trabalho no cinema. O live-action está programado para chegar ao Disney+ em 10 de maio de 2024.