PUBLICIDADE

Versão soviética de "O Senhor dos Anéis" vira cult em descoberta no YouTube

13 abr 2021
0comentários
Publicidade
Foto: Divulgação/Warner / Pipoca Moderna

Uma versão russa e pouco conhecida de "O Senhor dos Anéis", produzida para a televisão soviética dos anos 1990, ganhou status de cult ao ser descoberta no YouTube nas últimas semanas. Baseado em "A Sociedade do Anel", primeiro livro da trilogia de J.R.R. Tolkien, o filme chamado "Khranitel" ("Os Guardiões", em russo), já teve cerca de 2 milhões de visualizações desde o final de março. E está sendo muito comentado na linha do "tão ruim que é ótimo".

O canal russo TV5, sucessor da Leningrad Television estatal, tomou a iniciativa de digitalizar o filme e disponibilizá-lo em duas partes na internet para comemorar o aniversário de 30 anos das gravações, que eram consideradas perdidas até recentemente.

De baixíssimo orçamento, o filme dirigida por N. Serebryakova não lembra nada os épicos de Peter Jackson, que custaram o equivalente a R$ 1,6 bilhão. Mas a qualidade tosca é que tem alegrado os fãs de Tolkien.

A obra, que parece uma peça de teatro infantil, foi um dos últimos artefatos culturais da União Soviética — que acabaria meses depois de sua exibição. Por isso, Arseny Bulakov, presidente da Sociedade Tolkien de São Petesburgo, disse em entrevista ao New York Times que o filme é um "artefato revelador" de sua era. Ele lembra que, mesmo em tempos difíceis, quando não havia o que comer, fãs de Tolkien se reuniam para discutir suas obras e "reescrever poemas élficos à mão".

"'Khranitel' foi filmado em tempos de pobreza, sem recursos de cenário, com figurino emprestado de conhecidos. Ao mesmo tempo, com grande respeito a Tolkien e amor ao seu trabalho", descreveu Bulakov.

Veja o filme abaixo.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Publicidade
Publicidade