PUBLICIDADE

Séries online: The Mandalorian é o grande destaque para maratonar na semana

20 nov 2020 - 17h02
(atualizado às 17h17)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Disney+ / Pipoca Moderna

A chegada da Disney+ finalmente traz ao Brasil a primeira série live-action do universo "Star Wars", que se tornou uma das mais premiadas do ano e também uma fonte ilimitada de memes. De fato, até quem não sabe o que é Disney+ já viu imagens do "Baby Yoda", apelido dado a um personagem central de "The Mandalorian", que consegue ser mais fofo que todos os ewoks e porg juntos, culminando décadas de evolução do lado comercial da Força.

Mas "The Mandalorian" é mais que uma fábrica de memes e Yodas de pelúcia. É também uma série revolucionária para a indústria do entretenimento.

Para começar, a Industrial Light & Magic, empresa de tecnologia visual da Lucasfilm, simplesmente eliminou o uso de tela azul em seu set de gravação. Herança da era do chroma key, a tela azul é usada nos estúdios para servir de pano de fundo para projeção de efeitos na pós-produção. Graças a esta técnica, nos lugares onde os atores contracenam com o vazio, o público posteriormente encontra cidades futuristas ou monstros terríveis.

O set de "The Mandalorian" tornou esta técnica ultrapassada, ao incluir uma parede de vídeo gigante de LED semicircular, que projeta as cidades futuristas e os monstros terríveis em tempo real diante dos atores, que assim sabem exatamente onde estão e o que enfrentam. Desta forma, os efeitos acontecem desde a pré-produção. E o realismo obtido por essa técnica, que combina os fundos digitais com acessórios físicos do cenário, é tão impressionante que cenas feitas em estúdio parecem realmente acontecer em grandes espaços abertos de outros planetas.

Esta inovação terá impacto profundo em Hollywood nos próximos anos, porque também gera economia em cenografia e locações. E já foi reconhecida pela Academia de Televisão com o Emmy de Melhores Efeitos Visuais deste ano, um dos 7 prêmios Emmy que a série conquistou.

Outro motivo de os episódios de "The Mandalorian" parecerem filmes são os nomes por trás das câmeras. A série foi criada por Jon Favreau, diretor dos blockbusters "Homem de Ferro", "Mogli, o Menino Lobo" e "O Rei Leão", e os capítulos são comandados por uma seleção de cineastas famosos, entre eles Taika Waititi ("Thor: Ragnarok"), Peyton Reed ("Homem-Formiga"), Robert Rodriguez ("Alita: Anjo de Combate"), Sam Hargrave ("Resgate"), Rick Famuyiwa ("Dope: Um Deslize Perigoso"), a atriz Bryce Dallas Howard (de "Jurassic World" e filha de Ron Howard, que comandou o recente "Han Solo: Uma História Star Wars") e Dave Filoni (responsável pelas séries de animação "The Clone Wars" e "Star Wars Rebels").

Filoni também assina os roteiros, o que tem servido, especialmente na 2ª temporada, para integrar a trama na saga "The Clone Wars", com a materialização live-action de personagens icônicos como Bo-Katan, interpretada por sua dubladora original, Katee Sackhoff ("Battlestar Galactica"), e Ahsoka Tano, que nos próximos capítulos será encarnada por Rosario Dawson ("Luke Cage").

Para completar, a série explora a pouco conhecida mitologia dos mandalorianos no universo "Star Wars". Mas se a 1ª temporada apresenta os dogmas que norteiam o personagem-título, vivido (na verdade, dublado) por Pedro Pascal ("Narcos"), a 2ª vira suas crenças do avesso ao apresentar um quadro mais amplo e complexo de facções, com a introdução da mandaloriana Bo-Katan e seus aliados - cuja missão merece seu próprio spin-off ou pelo menos um filme completo.

E este é outro detalhe interessante da série. Como o protagonista é um errante solitário, cruzando planetas como Clint Eastwood adentrava cidadezinhas em westerns dos anos 1960, "The Mandalorian" permite encontros com uma profusão de personagens que parecem ter muitas outras histórias para viver. E alguns vivem, como a rebelde Clara Dune (Gina Carano, de "Deadpool") e o gerenciador de caçadores de recompensa Greef Karga (Carl Weathers, de "Rocky"), presentes em diversos episódios da produção.

Eis porque "The Mandalorian" não é só o "Baby Yoda". É o melhor western espacial já feito - incluindo nesta lista o sensacional filme "Outland: Comando Titânio" (1981), com o "xerife" Sean Connery - , uma das melhores criações do universo "Star Wars" e nada menos que 8 filmes excelentes por temporada.

A Disney+ também traz outras opções originais em seu lançamento, inclusive a inédita temporada final de "Star Wars: The Clone Wars". A lista tem até uma nova série animada do Mickey Mouse, o antigo garoto-propaganda da empresa, que foi suplantado por Baby Yoda na era Disney do streaming.

Além dos títulos da nova plataforma, a semana ainda destaca o lançamento em streaming de duas séries completas pela Globoplay, a adulta "UnReal", sobre os bastidores de um reality show fictício, cujo humor ácido, cínico e cruel é capaz de fazer o público nunca mais olhar da mesma forma as produções do gênero, e a sci-fi juvenil "Garotos de Lugar Nenhum" (Nowhere Boys), produção australiana que pode consolar os órfãos de "The Society" e outras séries canceladas sem cerimônia pela Netflix.

Veja abaixo os trailers destes e de outros títulos que completam o Top 10 das séries online da semana.

The Mandalorian | EUA | 2 Temporadas

Disponível na Disney+ em episódios semanais

Star Wars: The Clone Wars | EUA | 7ª Temporada

Disponível na Disney+

O Mundo Maravilhoso de Mickey Mouse | EUA | 1ª Temporada

Disponível na Disney+ em episódios semanais

Garfinho Pergunta | EUA | 1ª Temporada

Disponível na Disney+

High School Musical: A Série: O Musical | EUA | 1ª Temporada

Disponível na Disney+ em episódios semanais

His Dark Materials | EUA | 2ª Temporada

Disponível na HBO Go em episódios semanais

No Man's Land | EUA | 1ª Temporada

Disponível na Starzplay em episódios semanais

O Sabor das Margaridas | Espanha | 2ª Temporada

Disponível na Netflix

UnReal - Nos Bastidores de um Reality | EUA | 4 Temporadas

Disponível na Globoplay

Garotos de Lugar Nenhum | Austrália | 4 Temporadas

Disponível na Globoplay

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade